O SMS ainda é considerado um meio bastante eficiente de diálogo entre as companhias e clientes. Agora, o governo federal do Brasil pretende também apostar nesse método de comunicação, para isso, pretende comprar um pacote com 255 milhões de mensagens de texto por ano.

A aquisição em questão foi unificada e a quantidade deverá servir a 57 órgãos distintos do país. A ideia é realizar uma consular pública em que o modelo ainda não foi divulgado, e com isso diminuir os gastos no segmento. A informação foi repassada pelo site do Ministério do Planejamento.

Governo quer comprar pacote com 255 milhões de SMS por ano.

Conforme explicação da pasta, o SMS seria um meio de comunicação mais rápido do que o e-mail, e ainda teria como função facilitar a intermediação entre o setor público e a população.

"O Short Message Service (SMS) ou serviço de mensagens curtas vem sendo amplamente utilizado na comunicação entre a administração pública e o cidadão. Uma das vantagens do serviço é a velocidade: as mensagens chegam ao cidadão muito mais rápido que um e-mail, por exemplo, que pode passar vários dias até ser lido."  - Ministério do Planejamento.

Ao que tudo indica, a compra do pacote será realizada através do Sistema de Registro de Preço, com a finalidade de simplificar o processo. "A escolha dessa modalidade deve simplificar os procedimentos de aquisição dos serviços pelos órgãos partícipes. Além disso, o modelo permite a adesão de outros órgãos à ata de registro de preço", diz o ministério.

Além da consulta pública, será realizada reunião presencial aberta à participação dos interessados em 4 de maio, às 14h, em Brasília. Na ocasião será possível também tirar dúvidas sobre o assunto. A reunião será no prédio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, na SEPN 516 Bloco D Lote 8 sala 193. 

E você, caro leitor, considera uma boa compra pelo governo?