Infelizmente, muitos pais acabam esquecendo os filhos no banco de trás do carro. Em vários casos, quando percebem o caso, já é tarde demais. Pensando nisso tudo, a Nissan apresentou nesta semana o primeiro sistema para carros que usa alertas externos para avisar ao motorista que ele pode ter esquecido o filho no carro.

Rear Door Alert
Rear Door Alert
Nomeado de "Rear Door Alert" (RDA), o sistema percebe se o motorista abre a porta traseira antes de entrar no veículo. Sendo assim, ao estacionar, a pessoa irá receber um aviso no painel para lembrar de checar o banco de trás. Caso a notificação seja ignorada, o carro toca a buzina assim que as portas forem trancadas.

A montadora diz que o RDA foi idealizado por duas engenheiras da companhia que são mães: Elsa Foley (engenheira industrial) e Marlene Mendonza (engenheira mecânica).

"Sabíamos que estávamos na pista certa numa manhã quando Marlene descobriu que havia deixado uma panela de lasanha no bando de trás de seu carro uma noite ao chegar em casa após um dia longo no escritório", disse Foley. O pior foi que o carro fedeu por dias, mas isso me fez questionar: "E se tivesse outra coisa lá atrás?'."

A partir disso, a ideia surgiu para a criação do alerta e logo começou o desenvolvimento do projeto. De acordo com a Nissan, a linha 2018 do SUV Pathfinder, que começará a ser vendido em setembro, já contará com o recurso. Vale mencionar que ele pode também ser desativado através das configurações do painel.

Uma excelente alternativa para evitar que acidentes fatais relacionados ao esquecimento ocorram novamente.