Como bem sabemos, os spinners se tornaram uma febre no mundo todo. No entanto, nem todos parecem estar satisfeitos com a nova sensação do momento. A Rússia, por exemplo, está abrindo uma investigação sob alegação que o objeto está sendo utilizado para hipnotizar crianças e adolescentes.

Toda a questão teve início quando a emissora russa Rossiya 24 sugeriu que os partidos de oposição do país estavam tentando atrair os jovens e arrecadar dinheiro com a venda dos spinners. Um vídeo exibe um ambulante vendendo o fidget durante as manifestações anticorrupção que ocorreram em junho.

Spinner causando lavagem cerebral?
Spinner causando lavagem cerebral?

Desde então, os apresentadores e repórteres passaram a afirmar que os spinners são uma forma de hipnotizar as pessoas para que elas possam ser manipuladas.

Após isso, o editor-chefe do site PolitRussia.ru, Ruslan Ostashko, que é favorável ao governo russo, publicou uma notícia dizendo que "aqueles que entendem de tecnologia e política, sabem claramente que essas coisas simples são usadas para controlar as massas".

 "Houve uma promoção agressiva dos chamados spinners entre crianças e adolescentes na Rússia recentemente", disse a agência russa em um comunicado. "Levando em consideração a ansiedade da comunidade de pais e professores, o Rospotrebnadzor, em cooperação com instituições de pesquisa em saúde infantil, estudará o efeito que os spinners estão tendo em crianças, incluindo o possível impacto negativo".

O New York Times, em uma publicação, disse que a Rússia não é a única preocupada em relação aos spinners. As autoridades da Alemanha confiscaram 35 toneladas de spinners em maio, já que não havia informações sobre a fabricante do brinquedo, o que poderia torná-lo perigoso para as crianças.

Nos Estados Unidos, várias escolas já proibiram a entrada do fidget da moda.