Depois do Galaxy A35 e dos básicos Galaxy A15 e A16, chegou a vez da Samsung liberar a atualização da One UI 7 com o Android 15 para os tablets intermediários Galaxy Tab A9 e Tab A9 Plus. Assim como no caso dos smartphones já citados, a atualização para os tablets estpa disponível inicialmente para um número limitado de usuários. A Samsung também já começou a liberar o update para os modelos S9 FE e S9 FE Plus.
Galaxy Tab A9 e A9 Plus recebendo One UI 7
A versão estável, identificada pelo número de firmware que termina em DYDA, exige cerca de 2,5 GB de download e já inclui o patch de segurança de março de 2025. Por enquanto, a novidade chega apenas para usuários na Coreia do Sul e para variantes com conectividade móvel foram atualizadas, mas a versão Wi-Fi também deve receber o update em breve. A previsão é que a distribuição global comece nas próximas semanas.
A Samsung havia prometido liberar a nova interface para modelos intermediários ao longo de maio, e está mantendo a promessa, com cada vez mais dispositivos sendo contemplados.
Como atualizar
Geralmente uma notificação é enviada para seu dispositivo avisando que uma atualização está disponível, mas se você quiser conferir essa disponibilidade manualmente, basta seguir este caminho:
- Vá em Configurações
- Toque em Atualização de software
- Selecione Baixar e instalar
- Aguarde a verificação e siga as instruções na tela
💡 Dica
Antes de começar a instalar a atualização, se certifique que está conectado a uma rede Wi-Fi estável e com o aparelho carregando para evitar qualquer problema durante a atualização. O processo leva cerca de 15 minutos para ser concluído.
O que muda com a One UI 7?
A nova interface traz melhorias de desempenho, ajustes na central de notificações, novos recursos de privacidade, animações mais fluidas e um visual mais refinado. Com base no changelog inicial e nas versões anteriores de testes, a nova One UI 7.0 traz:
- ícones renovados para os apps da Samsung
- animações mais suaves e com transições melhoradas
- novo painel de notificações com layout mais limpo
- ajustes finos no desempenho do sistema
- correções de segurança importantes

A interface baseada no Android 15 também traz melhorias de privacidade e eficiência energética, além de otimizações no gerenciamento de permissões e novos controles de acesso em segundo plano.