O Spotify irá traduzir a voz dos criadores de podcasts para vários idiomas. A novidade foi revelada no "For the Record", página de notícias do Spotify, onde foi dito que o recurso será possível através do uso de inteligência artificial (IA). O áudio gerado será reproduzido na mesma voz do podcaster, o que é ainda mais interessante. Confira todos os detalhes sobre o novo recurso que está sendo testado na plataforma de streaming.

Como funciona a tradução por IA dos podcasts no Spotify?

Inteligência Artificial ajuda a traduzir e gerar áudio em outra lingua de podcasts internacionais no Spotify. Fonte: Oficina da Net
Inteligência Artificial ajuda a traduzir e gerar áudio em outra lingua de podcasts internacionais no Spotify. Fonte: Oficina da Net

A nova funcionalidade do Spotify foi desenvolvida se baseando em inovações recentes de IA como, por exemplo, a tecnologia de geração de voz lançada recentemente pela OpenAI, criadora do ChatGPT. Desta forma, foi possível utilizar a voz do locutor do podcast falando em outra língua.

De acordo com a plataforma de streaming, a dublagem da voz gerada por IA é capaz de proporcionar "uma experiência auditiva mais autêntica que soa mais pessoal e natural que a dublagem tradicional". Foram realizados testes com os podcasters Dax Shepard, Monica Padman , Lex Fridman, Bill Simmons e Steven Bartlett, onde o áudio de alguns episódios foi traduzido para o espanhol, francês e alemão. Segundo a empresa, os seguintes pacotes de episódios serão disponibilizados em espanhol nos próximos dias:

  • Podcast Lex Fridman - "Entrevista com Yuval Noah Harari"
  • Especialista em Poltronas - "Kristen Bell, pela graça de Deus, retorna"
  • O Diário de um CEO com Steven Bartlett - "Entrevista com a Dra. Mindy Pelz"

Você pode acessar este link para testar o áudio traduzido por IA para outra língua no Spotify.