Hoje é o Dia do Rock, uma data muito comemorada pelos fãs do estilo musical todos os anos. Porém, neste ano passamos por uma pandemia, que nos impossibilita de curtir a data junto aos nossos amigos roqueiros, devido a necessidade de isolamento social. E como fazer para curtir um rock neste 13 de Julho? Não tem jeito, neste ano teremos que ficar em casa, mas isso não quer dizer que não vai ter rock. Para isso existe a tecnologia streaming, não é mesmo? Pensando nisso, selecionei 5 playlists no Spotify para você curtir no Dia do Rock 2020.

A história do Dia do Rock

Antes de mais nada, vamos saber mais sobre a história deste dia. O Dia do Rock 'N' Roll se originou para celebrar a memória de 13 de julho de 1985, o dia em que os Rock Giants levantaram seus instrumentos e 30 milhões de libras para caridade.

O Live Aid foi organizado pelo próprio Bob Geldof da Irlanda, com apresentações de gigantes do rock, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath.

O evento planejava arrecadar 10 milhões de Euros para ajudar a acabar com a fome na Etiópia, mas conseguiu o triplo disso, mostrando o verdadeiro poder do rock. Como você pode ver, a data começou com um evento de caridade, mostrando o lado social da música e enchendo todos os roqueiros de orgulho. Por isso, hoje é um dia muito especial para os fãs de rock.

O Dia do Rock é comemorado apenas no Brasil?

Porém, uma curiosidade importante é que, embora seja chamado de Dia Internacional do Rock, o 13 de julho é comemorado apenas no Brasil. Mas a data é devido ao evento gringo. Phill Collins, ex-membro da banda Genesis, declarou durante seu show no evento que o dia 13 de julho deveria ser considerado o "Dia Internacional do Rock".

Phil Collins
Phil Collins

Nos anos 90, duas rádios paulistanas de rock, a 89 FM e a 97 FM, passaram a mencionar o episódio de Collins na sua programação e os brasileiros começaram a considerar o 13 de julho como Dia do Rock.

5 Playlists no Spotify para você curtir o Dia do Rock 2020

Rock Classics

O nome diz tudo. Os grandes clássicos do rock estão presentes nessa playlist que já foi curtida por mais de 8 milhões de pessoas no aplicativo de streaming de música. E música é o que não falta nesta lista. São nada menos do que 11 horas e 9 minutos de som, somando 150 músicas. Aqui tem Beatles e também tem Rolling Stones, mas também tem outros artistas que são a própria cara do rock, como Janis Joplin, Led Zeppelin, Pink Floyd, Eric Clapton, The Doors, Queen, Metallica, Kiss, enfim, é tanto artista bom que é até uma falha deixar alguns nomes de fora nessa citação.

Rock Forever

Sim, rock pra sempre, porque o rock é eterno. Nome justo para está maravilhosa playlist, que nos proporciona 5 horas e 10 minutos e 70 excelentes músicas. Clássicos como Queen, R.E.M, Guns N' Roses, AC/DC e Led Zeppelin poderão ser ouvidos nessa seleção que conta com nada menos do que 844 mil curtidas no Spotify.

Rock Acústico

Se você gosta de uma pegada mais leve, com muitos acordes de violão sem perder a essência rock, uma playlist que pode agradar muito é a Rock Acústico. Não é atoa que essa seleção tem mais de 200 mil curtidas. Mas não se engane achando que é calmaria, pois aqui você encontra bandas pesadas, como Nirvana, Metallica, Pearl Jam e Foo Fighters, e até mesmo alguns brazukas, como Cássia Eller, Ira e O Rappa.

BRock 80

Essa playlist traz os grandes ícones do rock brasileiro dos anos 80, como Legião Urbana, Cazuza, Titãs, Engenheiros do Hawaii, Os Replicantes e tantos outros nomes de peso desta década. A playlist conta com mais de 100 mil curtidas e conta com 60 músicas, que lhe proporcionarão 3 horas e 50 minutos de muito rock'n roll para você, fã do rock nacional, se deliciar.

Rock Retro

Se você acha que as músicas antigas eram muito melhores do que as atuais, essa playlist certamente foi feita para você. Para os saudosistas, aqui temos 50 músicas da melhor qualidade, que ao todo oferecem 2 horas e 8 minutos de muito som. Nomes como The Beatles, Elvis Presley, Chucky Berry e até mesmo o nosso Rei Roberto Carlos podem ser encontrados nessa lista que já conta com mais de 160 mil curtidas no Spotify.

E então, gostou das playlists que selecionei nessa lista? Faltou alguma que você considera injustiçada por não ter sido citada aqui? Deixe um comentário!