Para os apaixonados por música, não existe nada melhor do que uma playlist bem feita. Uma boa seqüência de músicas pode melhorar o dia de qualquer um. E se você é assinante do Spotify, tem sorte, pois uma das melhores coisas so serviço de streaming é justamente as playlists. Lá existem listas elaboradas pelo próprio serviço, listas feitas para você, baseado no que você já escutou, e listas feita por usuários. Mas, você sabe como aproveitar ao máximo as playlists do Spotify?

O segredo para melhor consumir música é salvar as boas playlists. Mas algumas vezes as listas de reprodução podem ser um pouco bagunçadas, misturando o joio e o trigo. Músicas boas não merecem estar misturadas com músicas ruins. E, se você é um rockeiro, com certeza não gostaria que aparecesse um funk proibidão no meio das suas guitarras, não é mesmo? Independente do gênero que você é fã, há de concordar que as playlists precisam de organização e bom senso.

Mas enfim, como organizar essas coisa se aproveitar ao máximo as playlists do Spotify? Aqui estão algumas dicas para melhorar muito suas playlists no Spotify.

Faça pastas de playlists

As playlists são úteis para organizar músicas, mas o que acontece quando você tem tantas listas de reprodução? Precisa organizá-las? Em pastas, claro.

Você pode iniciar o processo de criação de pastas clicando com o botão direito do mouse em qualquer lista de reprodução pré-existente, e selecionando "Criar pasta". A partir daí, preencha a pasta arrastando e soltando as listas de reprodução na pasta.

Você também pode criar uma pasta de playlists indo no menu de três pontinhos horizontais e clicando em arquivo > Nova pastas de playlists, ou ainda usando o atalho de teclado Ctrl + Shift + N

Classificar as playlists por gêneros é muito útil, principalmente porque, como muitas pessoas gostam de vários gêneros, então assim você encontrará mais fácil suas músicas de MPB, ou de Hip Hop.

Também pode ser interessante organizar as pastas de forma temporal. Por exemplo, agora é verão, então talvez você queira ouvir músicas mais animadas e divertidas do que no inverno. 

Recupere playlists que você apagou

Na página da sua conta, há uma pequena mais muito útil opção para recuperar as playlists que você excluiu sem querer, ou se arrependeu de excluir. Não se sabe até quanto tempo após ser excluída uma playlist pode ser recuperada.

Por que você faria isso? Às vezes, excluímos playlists porque elas nos lembram pessoas ou momentos que preferimos esquecer. Mas, como banir todas as fotos de um ex do Facebook e do Instagram, pode chegar um momento em que você se arrepende de ter jogado fora a lembrança de uma viagem inesquecível do lado do seu ex, não é mesmo?.

Confira suas descobertas da semana

 

O recurso de descobertas da semana do Spotify não é ruim. Pode até ser um pouco chato, porque seus algoritmos servem músicas que soam como as que você já gosta. Mas na verdade, essa pode ser sua maior vantagem. Descubra semanalmente, em virtude do que você já ouviu no Spotify.

Use o radar de novidades

Nesta seção você poderá encontrar as melhores novidades possíveis. Isso porque aqui, o Spotify apresenta tudo o que seus artistas favoritos lançaram ultimamente, e pode ser que sua banda favorita tenha lançado um novo single que você ainda não ouviu.

Infelizmente você poderá encontrar aqui também músicas de artistas que você nem gosta tanto assim, mas que tem alguma relação com o que você gosta. Porém, é a melhor maneira de ficar por dentro das novidades.

Importe suas playlists do Shazam

É isso mesmo: Você pode importar suas músicas favoritas do Shazam para o Spotify. Nas configurações do seu aplicativo Shazam, basta selecionar "Conectar ao Spotify." O Shazam deve automaticamente criar uma playlist chamada simplesmente de "Shazam".

Prepare-se para fazer uma viagem no tempo e relembrar, quem sabe, os tempos de escola ou faculdade.

Encontre remixes de suas músicas favoritas

Uma característica subestimada na maioria dos serviços de streaming é o excesso de remixes de músicas populares. O Spotify tornou-se conhecido como um refúgio para esses estilos, em grande parte porque não hospeda álbuns exclusivos e, portanto, muitas vezes fica atrás dos direitos de grandes lançamentos. 

Para preencher a lacuna, o serviço oferece os remixes. Eles são ótimos para ouvir na academia e quando for correr. Para acessar, clique na barra de pesquisa e pesquise o nome do artista que você gosta ao lado da palavra "Remix".

Dê playlists de presente

Tem uma pessoa querida de aniversário em breve, mas está sem grana para comprar um presente? Que tal dar uma playlist do Spotify para essa pessoa? Certamente será um presentão. A pessoa saberá que você ficou horas procurando pelas músicas favoritas dela, e esse esforço será reconhecido.

Se você não sabe quais são as músicas favoritas da pessoa, acalme-se, pois não precisa estragar a surpresa. Dê uma stalkeada no perfil dela no Spotify, e é provável que você encontre muitas dicas dos gostos dela. Certamente este exercício será divertido, e você pode descobrir mais sobre esta pessoa tão especial apenas vendo o que ela ouve no Spotify. Ainda é possível você inserir na playlist coisas que acha que a pessoa pode vir a gostar.

Para criar uma playlist no Spotify, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a primeira música que você quer inserir na playlist, e, ao lado da música, nos três pontinhos escolher a opção Adicionar à Playlist > Nova Playlist. Você também pode ir no menu com três pontinhos horizontais e escolher a opção Arquivo > Nova playlist, ou executar o atalho Ctrl + N.