Um dos recursos que muitos usuários do Android clamavam no Spotify era justamente a possibilidade de editar a ordem das músicas nas playlists criadas no serviço. A novidade da vez é que em muito breve o recurso deverá chegar para todos que usam a plataforma, já que a companhia começou a liberar a funcionalidade para todos os usuários de Android.

O recurso já está disponível para iOS há meses, sendo muito aguardado pelo público Android. Até então, os usuários do Android que quisessem mudar a ordem de reprodução de uma playlist precisavam acessar o cliente no Windows, Mac ou Linux e assim organizar as músicas manualmente.

Spotify libera recurso para reordenar playlists no Android.
Spotify libera recurso para reordenar playlists no Android.

A função já estava sendo testada desde junho por um pequeno grupo de usuários, agora, no entanto, ao que tudo indica, foi liberada para todos. Conforme o pessoal do Android Police, que fez a descoberta, a função permite editar manualmente o nome e ainda a ordem das faixas presentes nas listas de reprodução.

A ferramenta pode ser ativada a partir do botão de três pontos. Após fazer isso, é necessário apenas tocar em "Editar Playlist" para fazer que tanto o título se torne editável e ainda as músicas possam ser reordenadas de modo livre.

A atualização partiu do lado do servidor, sendo assim, não exige uma instalação de atualização. Caso a novidade não tenha chegado até você, talvez esteja sendo liberada aos poucos. De qualquer forma, vale conferir se o seu aplicativo do Spotify está na última versão disponível.

Veja como reorganizar a sua playlist:

  1. Acesse o Spotify e vá em "Sua Biblioteca", que aparece no canto direito do menu inferior. Após, toque em "Playlists" para acessar as listas de músicas.
  2. Em seguida, selecione uma playlist criada por você. Ao abrir, vá no ícone de três pontinhos que está na parte superior direita da tela.
  3. Selecione o item "Editar playlist". Ao lado dos nomes das músicas, aparece um ícone formado por três linhas horizontais. Assim, toque sobre ele e arraste a faixa para a posição que assim desejar.
  4. Por fim, após posicionar as músicas nas colocações desejadas, vá em "Salvar". Processo concluído, suas músicas estão organizadas do modo que desejou!