O Spotify acaba de anunciar um novo formato multimídia para seus usuários. Chamado de "Spotligth", a experiência trabalha com camadas visuais que servem para completar a experiência do usuário ao ouvir podcasts, audiolivros, notícias e outros conteúdos em áudio. O novo formato funciona quase que como uma apresentação de slides, que oferece elementos visuais relacionados ao contexto, como fotos e até vídeos, que aparecem conforme o usuário navega por cada episódio.

Como afirma o chefe de estúdios e vídeo da plataforma, Courtney William Holt, é "um novo formato que combina boa narrativa, novidades, informações e opinião com elementos visuais todos entregues no formulário de lista de reprodução em várias categorias de conteúdo. Ele ainda completa que: "as listas de reprodução desempenham um papel importante nas vidas diárias de nossos usuários, aproximando-os dos criadores que amam".

.

O novo formato será lançado com conteúdos de diversos parceiros, como o BuzzFeed News, Cheddar, Crooked Media, Lenny Letter, Gmlet Media, Genius, The Minefield Girl, Refinery29 e Ininterrupted. O Spotligth também contará com conteúdos de alguns originais do Spotify, como Rise, Secret Genius, Spotify Singles e o novo podcast Viva Latino.

Durante a apresentação da novidade, alguns funcionários argumentaram que a ferramenta é "um elo entre storytelling, informações, notícias e opinião" destacando a individualidade visual característica de cada programa.

Os rumores sobre a novidade, dão a entender que ela é uma tentativa de impulsionar a audiência de podcasts na plataforma, e que ele estará disponível para programas que abordem assuntos como notícias, política e entretenimento.

Essa novidade até o momento está disponível apenas nos Estados Unidos, mas a empresa já sinalizou que o lançamento mundial acontecerá em breve. Aqui no Brasil não há uma grande quantidade de podcasts, porém a iniciativa do Spotligth pode acabar estimulando o crescimento destes programas por aqui.