Você se lembra de quando a SpaceX enviou um Tesla Roadster para o espaço com um manequim humano como passageiro, enquanto tocava as músicas de David Bowie no sistema de som do carro? Pois então, o "Starman" (homem do espaço) completou sua primeira volta em torno do sol.

O Tesla Roadster vermelho cereja foi enviado como carga útil para o lançamento do teste da Falcon Heavy, em fevereiro de 2018. E qualquer pessoa poderia acompanhar a trajetória do veículo espacial através do WhereIsRoadster

Starman: quando ele estava um pouco mais perto de casa. Fonte: SpaceX / Flickr

Starman muito longe de casa

Após um pouco mais de um ano e meio, o carro Tesla está há cerca de 300.000.000 km da Terra, indo em direção a Marte (são 110.000.000 km de distância nesse momento do Planeta Vermelho). O Roadster tem um contador ao vivo, que muda rapidamente os números devido à sua velocidade, cerca de 41.700 km/ h (mais de 33 km por segundo).

Quando completou nove meses do lançamento, o veículo da SpaceX já havia passado por Marte. O Roadster completou sua primeira órbita em torno do Sol 557 dias após o lançamento.

O carro já viajou mais de 1,2 bilhões de quilômetros (no momento da escrita), o que significa que excedeu a garantia da Tesla de 36.000 milhas (cerca de 58.000 km) em mais de 20 vezes.

Esses números e muitas informações interessantes podem ser rastreadas no site da WhereIsRoadster. Um exemplo é que o "Starman" viajou o suficiente para ter percorrido todas as estradas do mundo mais de 33 vezes. 

Outro dado interessante é que se a bateria do carro ainda estivesse funcionando, o veículo teria escutado a música Space Oddity, de David Bowie, mais de 150 mil vezes desde o lançamento em um dos ouvidos, e a música Life On Mars? mais de 200 mil vezes em seu outro ouvido. Será que ele estaria enjoado de ouvir David Bowie (não sei, eu nunca enjôo). Falando nisso, você pode conferir a música que dá o apelido do manequim que está no Tesla espacial: Starman, de David Bowie.

Onde a próxima parada?

Segundo o Gizmodo, o Starman não se aproximará da Terra até o dia 5 de novembro de 2020, quando será estará a cerca de 52 milhões de quilômetros de distância.

O Tesla enviado para o espaço chegará mais perto de Marte. No dia 7 de Outubro de 2020, serão 7,6 milhões de quilômetros de distância do planeta vermelho. Depois disso, Starman deve ficar muito tempo longe de casa - estimativas sugerem que ele pode não se aproximar da Terra até 2047

Mas talvez a gente tenha imagens do Starman antes disso. Elon Musk, CEO da SpaceX, disse no Twitter no último domingo que a empresa poderia lançar uma pequena nave espacial para alcançar o Starman e tirar algumas fotos "daqui a alguns anos".

Musk, que dá um sinal de positivo para as idéias de fãs, não explicou melhor sobre como a missão poderia funcionar.