Nesta quinta-feira (4), observadores próximos ao local de lançamento, em Boca Chica,  no Texas, viram um veículo de teste da Starhopper, com motor único, completar o primeiro salto amarado de apenas alguns centímetros.

Após a conclusão, Elon Musk twittou "All systems green". Ele pode não ter ido muito longe, porém relembra bastante os primeiros testes de foguetes do Grasshopper.

Musk revelou anteriormente que voo de teste suborbital, em que a nave atinge o espaço, mas a sua trajetória cruza a superfície do corpo gravitacional do qual foi lançado, a Terra, neste caso, em que exigiriam três dos motores. A versão final do Starship fka BFR contará com mais.

SpaceX: Veículo espacial Starhopper realiza primeira viagem.
SpaceX: Veículo espacial Starhopper realiza primeira viagem.

Detalhes sobre o teste ainda são escassos, mas a antecipação tem sido alta nas últimas semanas, já que a Space X equipou o protótipo com três dos novos motores de oxigênio metano-líquido Raptor da empresa. Para o teste, provavelmente foi usado um motor e não ficou muito alto. Além disso, ele estava amarrado ou conectado ao equipamento de solo durante a execução do teste.

O Starhopper é um protótipo suborbitário projetado para testar os conceitos e tecnologias que a SpaceX irá precisar para construir sua nova nave espacial de 100 pessoas, chamada Starship, e seu enorme booster, o Super Heavy. O protótipo do Starhopper é feito de aço inoxidável e tem um diâmetro de cerca de 9 metros.