Elon Musk revelou imagens de testes realizados na SpaceX, em que tem feito escudos térmicos que serão usados na Starship, a nave que terá papel importante nos novos projetos espaciais da empresa no futuro.

De acordo com informações da Cnet, Musk disse que durante os testes, os escudos foram expostos a uma temperatura de 1375°C. No vídeo publicado no Twitter é possível ver várias tochas que lançam chamas contra a placa hexagonal e ainda uma luz incandescente que surge nas telhas.

"Os escudos térmicos reduzem as temperaturas para até 1.376º C nas mais extremas e quentes regiões - o suficiente para suportar o calor da reentrada orbital", disse Musk. 

SpaceX realiza testes de escudo térmico que será usado na Spaceship.
SpaceX realiza testes de escudo térmico que será usado na Spaceship.

Este teste serve para simular um eventual regresso à Terra, em que a nave será exposta a temperaturas bastante elevadas no momento da colisão com a atmosfera.

Os primeiros testes com a Starship devem ocorrer em breve, já que recentemente foi visto um Raptor, o rocket de lançamento que será usado para transportar a Starship ao espaço na sexta-feira passada também foi publicado no Twitter uma imagem do Raptor durante alguns testes, antes de ser instalado na Spaceship.

Não existe ainda uma data específica para a realização dos testes oficiais, porém, indícios dão conta que o primeiro lançamento da Spaceship possa ocorrer nas próximas semanas.

Fonte: Engadget