Pela primeira vez, desde que a SpaceX começou a sua frota de Falcon 9, um foguete não conseguiu pousar em terra firme. Após sete minutos do lançamento na Florida, o foguete Falcon 9 da SpaceX estava se preparando para pousar na pista de concreto, perto do local de lançamento em Cabo Canaveral.

No entanto, nem tudo saiu como o esperado, e o foguete acabou ficando fora de controle, sendo que a SpaceX confirmou que o veículo atingiu o Oceano Atlântico.

Foguete da SpaceX, pela primeira vez, não consegue aterrar no solo.
Foguete da SpaceX, pela primeira vez, não consegue aterrar no solo.

Elon Musk, CEO da SpaceX, disse que a falha é em decorrência de uma das aletas do Falcon 9, que são utilizadas para guiar o impulsionador até o alvo de pouso. De acordo ainda com Musk, ainda é possível que a SpaceX consiga recuperar o veículo, alegando que ele não foi danificado e que ainda está em comunicação na água.

Com o atual acontecimento, a sequência de sucesso da SpaceX acabou. Vale mencionar que a empresa possui duas opções para recuperar os seus foguetes Falcon 9 após o lançamento: os veículos podem pousar em um navio-robô flutuante no oceano, ou podem pousar em uma das plataformas de concreto da SpaceX que estão localizadas perto do local de decolagem.

A última vez que a empresa não conseguiu pousar um único booster Falcon 9 foi há dois anos, em 15 de junho de 2016. Nesta tentativa, o booster ficou sem combustível a caminho do navio drone que deveria pousar no oceano Atlântico.

Os pousos dos foguetes são objetivos secundários em cada missão. O objetivo principal é fazer com que o Falcon 9 esteja em órbita. O Falcon 9 foi encarregado de enviar uma das cápsulas de carga Dragon da SpaceX, com comida e suprimentos para a tripulação da Estação Espacial Internacional, e foi o exatamente o que ocorreu.

Fonte: The Verge