De acordo com rumores recentes, o Brasil pode estar tentando conseguir uma parceria com a fabricante de aviões Space X com a finalidade lançar foguetes próprios ao espaço até o ano de 2021.

Se o acordo for realmente firmado, as missões espaciais brasileiras irão iniciar no Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no Maranhão. A intenção foi confirmada pelo major-brigadeiro e presidente da Comissão Coordenadora de Implementação de Sistemas Espaciais da FAB (Força Aérea Brasileira), Luiz Fernando Aguiar.

Brasil pode fazer acordo com XpaceX para enviar foguetes até 2021.
Brasil pode fazer acordo com XpaceX para enviar foguetes até 2021.

"Ainda não há nenhuma parceria fechada, mas estamos conversando e negociando com várias empresas do setor aeroespacial, incluindo a SpaceX, para o uso da nossa base em Alcântara. Algumas dessas conversas estão bem adiantadas e devemos anunciar a primeira parceria em breve."

A Aeronáutica do Brasil, em novembro do ano passado, recebeu representantes de várias companhias espaciais, como a Vector Space Systems, Microcosm, Lockheed Martin e a Boing. O major-brigadeiro disse ainda que representantes a SpaceX viriam também ao encontro, porém, acabaram cancelando por alguns imprevistos relacionados ao lançamento do Falcon Heavy, que estava marcado para ocorrer em 6 de fevereiro.

Durante a ocasião, os visitantes foram conhecer o Centro de Lançamentos de Alcântara, no estado do Maranhão, e ainda o complexo aeroespacial de São José dos Campos, no interior de São Paulo.