Atualmente não há ainda muitas confirmações de smartwatches para receber o novo sistema operacional Wear OS 3, desenvolvido pela Google. Um dos primeiros a utilizar o novo SO foi o Samsung Galaxy Watch4, que possui uma versão modificada (Tizen) pela sul-coreana em parceria com o Google.

No Wear OS 3 teremos diversas melhorias para os smartwatches baseados no Android. Entretanto, infelizmente a grande maioria dos relógios inteligentes já lançados não irão receber essa atualização, incluindo os que possuem o chip Snapdragon Wear 3100. Já os smartwatches que tem o Snapdragon Wear 4100, deverão receber o Wear OS 3.

Sobre o Snapdragon Wear 4100

Quando a Qualcomm atualizou os chips voltados para smartwatches Snapdragon Wear 2100 para o 3100, não houve um impacto tão perceptível no desempenho dos wearables. Porém, no caso do Snapdragon Wear 4100 foi diferente, a desenvolvedora norte-americana de processadores mobile conseguiu trazer uma evolução considerável para sua linha de chipsets voltada para relógios inteligentes. Essa diferença de desempenho provavelmente está ligada ao motivo pelo qual diversos smartwatches não irão atualizar para o Wear OS 3.

Sobre o Wear OS

O Wear OS é uma plataforma desenvolvida pelo Google para funcionar em relógios inteligentes, chamados de smartwatches. Trata-se de uma versão modificada do sistema operacional Android que é utilizada por diversos fabricantes como, por exemplo, Fossil, Mobvoi, Garmin, Samsung, entre outros.

A plataforma do Google para wearables foi pensada para sincronizar com smartphones, possibilitando assim a troca de informações e o ganho de funções através do processamento e aplicativos do celular. Um dos pontos centrais para a operação dos smartwatches que utilizam o Wear OS é o uso do Google Assistente, o assistente de voz virtual do Google feito para atender a comandos de voz do usuário através da captação de áudio de um microfone acoplado ao dispositivo.

Google Assistente ativado no smartwatch da Fossil que possui o Wear OS instalado. Fonte: 9to5google

Aplicativos no Wear OS 3

Como o sistema operacional (SO) Wear OS foi desenvolvido pelo Google, o acesso aos aplicativos Android geralmente costuma ser melhor se comparado aos outros SOs para smartwatches, incluindo o Garmin OS, o Fitbit OS, o Huawei Lite OS e o Amazfit. Acesse a loja de aplicativos do Wear OS aqui e veja por si mesmo a grande variedade. É importante mencionar que o aplicativo de relógios inteligentes para Wear OS que foi eleito como o melhor de 2022 foi o "Todoist", que permite criar grupos de tarefas a serem feitas, podendo "favoritar" algumas para visualizar mais rapidamente no smartwatch.

Sobre o Google Assistente

O Google Assistente é um assistente de voz virtual desenvolvido pelo Google para responder a perguntas, atender a pedidos de forma automática, ativar atalhos, entre muitas outras funções. Ele está presente em praticamente todo dispositivo que possui o sistema operacional Android e é ativado através de uma palavra-chave (Ok Google) para que seja dado algum comando ou que seja feita alguma pergunta.

O assistente de voz do Google é capaz de se comunicar com diversos aplicativos da Play Store, loja de apps do Google criada para dispositivos Android. Isso permite que o usuário consiga uma grande fluidez no acesso de funcionalidades disponíveis nos aplicativos.

Lista de smartwatches que já possuem ou serão atualizados para Wear OS 3

Confira abaixo a lista de smartwatches que já possuem, tiveram a confirmação de que irão receber ou estão em fase de teste beta para receber a atualização para o sistema operacional Wear OS 3.

Situação Disponibilidade do Wear OS 3
Lançado Diesel Griffed Gen 6
Citizen CZ Smart Gen 2
Google Pixel Watch
Montblanc Summit 3
Mobvoi TicWatch Pro 5
Samsung Galaxy Watch4
Samsung Galaxy Watch4 Classic
Samsung Galaxy Watch5
Samsung Galaxy Watch5 Pro
Atualização disponível Fossil Gen 6
Michael Kors Access 6
Razer X Fossil Gen 6
SKAGEN Falster Gen 6
Tag Heuer Connected Calibre E4
Beta teste Mobvoi TicWatch Pro 3
Mobvoi TicWatch Pro 3 Ultra
Mobvoi TicWatch E3

O que achou da lista? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e marque o "Oficina da Net"!