Se você comprou uma Smart TV pela internet nos últimos anos, com certeza se deparou com comentários negativos relacionado a durabilidade dos aparelhos. Até mesmo aqui no site, quando postamos análises, aparecem alguns comentários de usuários que se arrependeram de comprar o produto. Este artigo explora a expectativa de vida das TVs LCD, identifica problemas comuns e sugere maneiras de prolongar a durabilidade dos aparelhos.

ÍNDICE

Quais são os problemas mais comuns em Smart TVs LCD?

Existem dezenas de problemas diferentes que uma TV LCD pode apresentar ao decorrer de sua vida, e a maioria deles são caros demais para justificar o reparo. Os pontos mais comuns de falha são a fonte, a placa mãe, as luzes de fundo e até mesmo o próprio painel LCD.

Defeito de linhas no painel LCD. Fonte: Reddit
Defeito de linhas no painel LCD. Fonte: Reddit

A maioria dos problemas tem conserto, a questão é que o painel LCD é frágil e quebra com facilidade ao ser manuseado, fazendo com que até mesmo reparos simples sejam caros e arriscados. Confira abaixo os principais defeitos enfretados em Smart TVs LCD:

  • TV liga, mas não dá imagem nem responde ao controle remoto:
    Este é o principal sintoma de um defeito na fonte da TV, mas também é comum em defeitos na placa-mãe. Pode ser resolvido através de substituição da fonte ou reparo/substituição da placa.
  • Manchas na tela: Esse é o resultado do desbalanço de cores causado por defeito no painel LCD e luz de fundo. Dependendo da intensidade, pode resultar em imagens rosadas, amareladas, roxas e azuladas. Defeitos no painel LCD só podem ser resolvidos com a substituição tela.
  • TV mostra a logo e desliga: Esse é um problema bem comum em TVs LCD e pode ocorrer por diversos motivos, sendo o principal deles uma placa mãe defeituosa. Pode ser consertado com a substituição da placa mãe.
  • Linhas verticais/horizontais na imagem: Esse é um defeito comum no painel LCD e só pode ser consertado através da substituição da tela, um serviço que geralmente custa mais caro que comprar uma TV nova.
  • Pixel morto (dead pixel): É o nome que damos para a condição onde um ou mais pixels na tela aparentam estar "mortos" - apagado ou preso numa cor só. Esse problema geralmente é causado por defeitos no processo de fabricação.
  • Pixel preso (stuck pixel): Similar ao dead-pixel, ocorre quando um ou mais pixels da tela permanecem presos na mesma cor. A TV/monitor pode desenvolver esse problema com o tempo, mas costuma ser um defeito de fábrica.
  • Vazamento de luz: Essa é a condição onde a luz de fundo que é utilizada para iluminar os cristais LCD acaba vazando pelas bordas da tela, causando um efeito de "tv ligada" e cores lavadas/acinzentadas, principalmente visível ao transmitir conteúdos escuros. Não existe conserto para esse tipo de defeito.
  • Ghosting: O ghosting é o nome que damos para o fenômeno onde as imagens em movimento aparentam deixar um "rastro" na tela. A causa disso é o baixo tempo de resposta dos pixels do painel, que acabam não conseguindo atualizar rápido o suficiente em conteúdos com imagens em alta velocidade, como esportes e jogos. Já que é uma característica do painel, não existe conserto para esse tipo de problema.
  • Tela piscando: Ocorre quando a tela liga e desliga rapidamente, também chamado de "flickering". É um problema que pode ser causado por uma luz de fundo defeituosa, problemas na taxa de atualização, dentre outros. Pode ser resolvido numa troca de backlight.

Qual a expectativa de vida de uma Smart TV nova?

Para responder essa pergunta, precisamos consultar os dados adquiridos no teste de longevidade de TVs do site RTINGS. Há um ano atrás, eles juntaram mais de 100 Smart TVs de vários tipos e marcas, submetendo-as a um teste de estresse que ainda está em progresso. O objetivo do teste é descobrir quanto tempo uma TV moderna dura e quais são os principais motivos de falha nas TVs de hoje em dia.

O site RTINGS tomou a iniciativa de testar mais de 100 TVs, providenciando informações sobre a longevidade dos painéis no decorrer do teste. Fonte: RTINGS
O site RTINGS tomou a iniciativa de testar mais de 100 TVs, providenciando informações sobre a longevidade dos painéis no decorrer do teste. Fonte: RTINGS

Nos primeiros meses do teste, com as TVs totalizando entre 2.400 e 3.600 horas de uso, cinco TVs tiveram falhas catastróficas em seus componentes internos, a Samsung QN900A, Sony A80K OLED, Sony X95J, Samsung S95B OLED e Hisense U7G. Essas falhas iniciais fazem sentido, já que, se existe um componente defeituoso na construção da TV, as chances do problema se manifestar são maiores nos primeiros dois anos de uso.

Depois desse período, as falhas em fonte e placa mãe não aconteceram mais. Isso significa que as 95 TVs que restaram no teste ainda estão vivas e funcionando? Bem, mais ou menos: as TVs LCD que sobreviveram aos primeiros meses agora estão sofrendo com problemas graduais, como a perda de uniformidade de imagem, o famoso problema de "manchas na tela".

No momento em que escrevemos esse artigo, as TVs estão com aproximadamente 6.000 horas de uso, o que equivale a aproximadamente 4 anos de uso moderado em casa. Das 81 TVs LCD do teste, 29 delas estão sofrendo com manchas na tela. Observe abaixo:

TVs LCD tentando exibir uma imagem sólida 50% cinza. Fonte: RTINGS
TVs LCD tentando exibir uma imagem sólida 50% cinza. Fonte: RTINGS

Na imagem acima, você pode conferir algumas das TVs que estão sendo testadas. Observe que, apesar das TVs estarem tentando transmitir a mesma imagem (um quadrado cinza em tela cheia), temos resultados bem diferentes entre elas: Algumas TVs, como a LG NANO90 e Samsung AU800, já apresentavam uma uniformidade de cores ruins antes mesmo do teste começar - problema que só se intensificou conforme o teste foi avançando. No caso da Samsung TU800, notamos que o painel inteiro mudou para um tom azulado - característica de problemas no backlight.

Todas as TVs LCD no teste de estresse. Fonte: RTINGS
Todas as TVs LCD no teste de estresse. Fonte: RTINGS

  • Roxo: os problemas de uniformidade só são visíveis com cores sólidas em tela cheia;
  • Laranja: os problemas de uniformidade são visíveis em conteúdos reais e atrapalham a experiência;
  • Amarelo: os problemas de uniformidade são muito visíveis, chegou a hora de comprar uma nova TV;
  • Azul claro: sem problemas de uniformidade.

Caso você queira ver o resultado completo do teste, com fotos de outras TVs, clique aqui.

Como prevenir problemas e aumentar a vida útil da Smart TV LCD

Já que televisores são (e sempre foram) eletrônicos de alto custo, o consumidor compra com a expectativa do produto durar vários anos. Mas quanto tempo uma TV deve durar?

Enquete realizada em nosso canal do YouTube. Fonte: Oficina da Net
Enquete realizada em nosso canal do YouTube. Fonte: Oficina da Net

Segundo a enquete em nosso canal no YouTube, a maioria das pessoas acredita que uma TV nova deve durar 5 anos ou mais. Para alcançar essa expectativa, além do produto precisar ser fabricado sem defeitos em componentes como fonte e placa mãe, podemos tomar alguns cuidados para aumentar a vida útil das Smart TVs. Siga as dicas abaixo:

  1. Utilize um filtro de linha: recomendamos utilizar um filtro de linha de qualidade para impedir que instabilidades na rede elétrica queimem seus eletrônicos, e isso não vale apenas para Smart TVs, mas também geladeiras, computadores, microondas, maquinas de lavar, etc;
  2. Diminua o brilho da TV: usar a TV LCD com brilho no máximo pode diminuir a vida útil do aparelho. Caso o brilho alto seja necessário, experimente diminuir a claridade do ambiente, apagando luzes ou instalando cortinas;
  3. Mantenha a TV num ambiente ventilado: a temperatura é um dos maiores inimigos dos eletrônicos, principalmente dos sensíveis como as TVs, então é recomendado que você deixe a TV afastada alguns centímetros da parede e verifique se o ambiente possui ventilação suficiente para a TV dissipar calor.

TVs da Samsung dão defeito com maior frequência que outras marcas?

É muito difícil encontrar informações coerentes sobre esse assunto, já que as marcas raramente liberam resultados referentes a probabilidade de falha, defeitos crônicos de fabricação e durabilidade no geral. Mesmo assim, através do site "Reclame Aqui", podemos ter ao menos uma ideia de quais são os principais defeitos enfrentados pelos consumidores aqui no Brasil:

Principais reclamações das três grandes marcas de Smart TVs no Brasil. Informações retiradas do site Reclame-Aqui. Fonte: Oficina da Net
Principais reclamações das três grandes marcas de Smart TVs no Brasil. Informações retiradas do site Reclame-Aqui. Fonte: Oficina da Net

Podemos notar que a reclamação "tela manchada" é principal nas três marcas. Esse é um defeito comum em telas LCD, causado pelo envelhecimento de camadas do painel e também problemas com o backlight.

"Comprei uma TV 82 polegadas caríssima acredidanto na marca LG porém de 2 anos e já está com a tela com manchas azuladas Já vi na internet que é problema crônico da LG Solicito reparo sem custo ou com fornecimento de peças para que possa reparar minha TV."

"Comprei uma TV Samsung 65 polegadas e com 1 ano e pouco começou ter problemas na tela, manchas brancas e metade da tela mais escura, entrei em contato com a Samsung e me indicaram um técnico o qual informou que seria necessário trocar o barramento de led e folha lgp..."

Outro problema com muitas reclamações são aqueles relacionados a "assistência técnica". Quando a TV apresenta defeitos, um técnico geralmente vai até a casa da pessoa e tenta resolver. Pelas reclamações, esse processo não ocorre com facilidade. Nas três marcas, vários usuários reclamam que a assistência não providenciou o conserto necessário.

"A assistência técnica simplesmente não atende ligações, não responde mensagens e não entram em contato...quase 4 mil reais em uma TV que nem suporte técnico funciona...frustrante, além de um desrespeito com o consumidor..."

Existem também problemas que não estão relacionados a durabilidade física da TV, mas sim ao software. Na LG, por exemplo, temos várias reclamações que a TV "não conecta à internet", provavelmente resultado de alguma atualização. Já a TCL sofre muito com a categoria de "aplicativos", englobando problemas relacionados ao sistema operacional Android/Google TV e aplicativos bugados.


"Estou com problemas na minha tv Smart TCL e a Netflix informou que pode ser falta de atualização da Smart, mais quando coloco para atualizar ela informa que se encontra com software mais recente. Estou pagando a Netflix sem poder usar por erro da tv."

Claro que não devemos levar as reclamações do site como evidências, já que muitos problemas são muitas vezes relacionados a fatores externos à fabricante, como a assistência técnica terceirizada e erros em aplicativos externos, mas ainda sim é uma métrica importante para investigarmos quais problemas podemos enfrentar ao comprar uma nova Smart TV.

Mas e as OLEDs? Elas duram mais que as TVs LCD convencionais?

As Smart TVs OLED são fabricadas sob uma tecnologia completamente diferente das TVs LCD: As OLEDs ainda podem sofrer com falhas relacionadas a fonte, placa mãe e outros componentes internos, mas a degradação na uniformidade de cores ocorre de forma diferente das TVs convencionais. Separamos todas as informações num artigo separado que você pode lêr no link abaixo:

Afinal, as Smart TVs modernas estão mais frágeis que as TVs antigas?

Depende do quão antiga é a TV: se estamos falando das TVs de tubo, a resposta é sim: segundo uma pesquisa realizada por um grupo de acadêmicos suecos, a média de vida de uma TV LCD moderna é de aproximadamente 6 anos Já as telas CRT chegam a durar, em média, incríveis 15 anos. Claro que, apesar da exectativa de vida ser menos da metade, existem dezenas de motivos que tornam as TVs LCD superiores as de tubo, como a qualidade de imagem, tamanho e preço.

TV de tubo. Fonte: Reddit
TV de tubo. Fonte: Reddit

Uma possível explicação para as inúmeras reclamações de durabilidade é a constante redução nos preços das TVs 4K de entrada ao longo dos anos, o que amplia o acesso dos consumidores e impulsina o aumento bruto no número de vendas. Com uma taxa inicial de falhas estimada entre 1% e 3%, isso implica ue, nos primeiros dois anos de uso, aproximadamente 1 a 3 TVs de cada 100 vendidas podem apresentar falhas catastróficas. Dado o volume significativo de vendas de TVs no Brasil, não é surpreendente a quantidade de relatos do tipo "adquiri a TV e ela deixou de funcionar logo após o término da garantia".

Essa é uma possível explicação para a aparente baixa durabilidade das Smart TVs LCD. Caso você tenha alguma outra sugestão, comente abaixo!