A Canon conseguiu desenvolver displays (telas) QD-OLED mais baratas do que as fabricadas pela Samsung, pioneira no desenvolvimento da tecnologia quantum dot em telas que utilizam diodo orgânico emissor de luz. A informação veio através do site oficial da Canon, onde é dito que a empresa desenvolveu um novo material para as telas QD-OLED que utiliza perovskita (óxido de cálcio e titânio; CaTiO3) ao invés de fosfeto de índio (InP), que possui cádmio (Cd) em sua composição, que traz preocupações ambientais.

Tela QD-OLED da Canon utiliza chumbo no lugar de metais raros

Telas QD-OLED baratas são desenvolvidas pela Canon, superando a Samsung. Fonte: Canon
Telas QD-OLED baratas são desenvolvidas pela Canon, superando a Samsung. Fonte: Canon

A Canon conseguiu desenvolver um painel QD-OLED utilizando perovskita no lugar de fosfeto de índio (InP), que é o utilizado nas telas fabricadas pela Samsung. Essa alteração fará com que o custo de fabricação de TVs e monitores QD-OLED diminua drasticamente. Os displays QD-OLED são conhecidos por proporcionarem um alto contraste, além de ângulos de visão amplos e uma grande fidelidade de cores. Entretanto, o grande problema até agora era o custo para a produção.

Caso não saiba, o perovskita é um mineral que funciona como um supercondutor, além de ter propriedades de ferroeletricidade, fluorescência e conversão fotoelétrica. Entretanto, há o risco de liberação de chumbo, um elemento altamente tóxico para humanos e o meio ambiente. O chumbo pode acumular nos tecidos moles e ossos, danificando o sistema nervoso e interferindo na função de enzimas causando danos cerebrais, além de afetar o sistema cardiovascular e renal.