Qualquer pessoa que navega na internet buscando algum tipo de serviço, antes de contratar, é importante se certificar de que encontrou um site legítimo e seguro. Uma das formas é por identificar as formas de pagamento disponíveis, geralmente discriminadas na página do fornecedor com a marca de grandes empresas. Mesmo que sejam serviços ilegais, o logotipo de empresas conhecidas estampadas no site camuflam a legitimidade do serviço, e é isso que está acontecendo com os IPTV piratas.

PayPal, Mastercard e Visa camuflam a ilegalidade do IPTV pirata

De acordo com a AAPA, sigla da Audiovisual Anti-Piracy Alliance (que pode ser traduzida como "Aliança Audiovisual Contra a Pirataria"), os fornecedores de serviços ilegais de IPTV perceberam a necessidade de passar credibilidade aos potenciais consumidores, e uma das formas é por adicionar o logotipo de marcas famosas no ramo de pagamentos.

PayPal, Visa, Mastercard são as principais marcas utilizadas como processadores de pagamentos para dar um ar de credibilidade nas páginas de vendas desses serviços ilegais. Analisando os dados coletados em 2021, a associação identificou que o PayPal foi utilizado em 17,38% dos sites de IPTV piratas, seguido por Mastercard (14,74%), Visa (14,1%) e até as criptomoedas (11,75%).

Segundo a AAPA, essas empresas são caracterizadas como "facilitadoras" do serviço pirata e, de forma indireta, contribui para a existência desses serviços. A associação ainda ressalta a relação de longo prazo com o PayPal, e a instituição financeira se comprometeu a encontrar soluções para combater a pirataria. Já a Visa possui "procedimentos rigorosos", mas que são insuficientes para combater o avanço de serviços ilegais.