Os primeiros detalhes mais concretos sobre as câmeras do Galaxy Z Fold 8 começaram a surgir e eles indicam que a Samsung está preparando algumas mudanças. De acordo com informações divulgadas pelo GalaxyClub, site conhecido por acertar vazamentos da marca, o dobrável de codinome Q8 deve manter a câmera principal de 200 MP, mas finalmente atualizar a lente ultrawide, que pode saltar de 12 MP para 50 MP.

O que esperar das câmeras do Galaxy Z Fold 8?

Não chega a ser uma surpresa ver a Samsung mantendo o sensor principal de 200 MP. A empresa costuma reutilizar sensores de alto nível por mais de uma geração, especialmente quando eles ainda entregam resultados competitivos. O Galaxy Z Fold 7 já adotou esse sensor e foi considerado um dos melhores celulares Android do ano, o que inclui o resultado do que faz as suas câmeras.

A principal mudança deve estar mesmo na câmera ultrawide, que pode deixar de lado os atuais 12 MP para agora um sensor de 50 MP. Essa atualização colocaria o Fold 8 no mesmo nível do Galaxy S25 Ultra, que já conta com um sensor ultrawide mais avançado.

Para quem se pergunta se isso realmente faz diferença, a resposta é sim. Não é apenas um número de megapixels maior, na prática, esse novo sensor deve trazer fotos com mais detalhes em paisagens, melhor qualidade em fotos macro e a possibilidade de gravação de vídeo em 8K usando a lente ultrawide.

Já a câmera teleobjetiva deve continuar sendo um ponto mais discreto. O rumor indica um sensor 3x de 12 MP, um pequeno avanço em relação aos 10 MP do Fold 7, mas ainda longe do que alguns concorrentes oferecem.

Quem gosta de zoom pode acabar se frustrando. Sensores telefoto de 50 MP, por exemplo, permitem zoom híbrido e digital com muito mais qualidade, além de capturas mais detalhadas para recortes posteriores. Hoje, alguns celulares com câmera 3x de 50 MP já conseguem entregar zoom 6x praticamente sem perda.

Galaxy Z Fold 7. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Luis Jahn

Nas selfies, nada deve mudar. Segundo o vazamento, a Samsung deve manter câmeras frontais de 10 MP tanto na tela externa quanto na tela interna. Ou seja, sem novidades nesse ponto, ao menos por enquanto.

Outro dobrável também pode herdar a ultrawide de 50 MP

O GalaxyClub também menciona um segundo dobrável em desenvolvimento, de codinome H8, que pode usar o mesmo sensor ultrawide de 50 MP. Ainda não está claro se esse modelo será um Fold mais acessível, uma versão FE ou algo totalmente novo.

Como sempre, a Samsung não comenta rumores, mas outros detalhes sobre esses aparelhos devem surgir no decorrer dos próximos dias ou semanas. O Oficina da Net segue acompanhando todos os vazamentos e traz as atualizações assim que surgirem novas informações.

Fonte