O iPhone Air vendeu tão pouco que virou um alerta até mesmo para as fabricantes chinesas que "nunca pensaram em copiar o iPhone". Gigantes chinesas como Xiaomi, Oppo e Vivo congelaram ou cancelaram seus próprios projetos tipo Air, priorizando aparelhos com mais bateria, câmera e custo‑benefício. A exceção é a Honor, que acabou de lançar um modelo muito semelhante ao Air, enquanto isso, m,esmo a Samsung também recuou com a linha S25 Edge depois de um interesse abaixo do esperado.

Fim dos ultrafinos?

Seria esse o fim dos ultrafinos que mal iniciaram? Relatórios da Ásia indicam que a combinação de vendas fracas do iPhone Air e limitações na cadeia de suprimentos levaram várias fabricantes chinesas a engavetar projetos de celulares ultrafinos. A percepção é que o formato ultrafino, com grande sacrifício de bateria e câmera, não entregou valor suficiente para o consumidor comum. QUEM PODERIA IMAGINAR?

Quando analisei o S25 Edge, pude comprovar duas teses contraditórias. A primeira é que realmente um smartphone fino e leve é mais confortável de ter em mãos e usar no dia a dia. Segundo é que a bateria reduzida não tem benefício algum, tanto que o S25 Edge foi o primeiro smartphone de 2025 a não completar o nosso teste de bateria.

iPhone Air foi fogo de palha

No lançamento, o iPhone Air atraiu muitos consumidores na China, com o estoque acabando em poucas horas, mas o interesse pelo aparelho caiu rapidamente, fazendo com que ele ficasse próximo dos níveis de fim de produção. O cenário reflete diretamente a baixa demanda por parte dos consumidores, que não abraçaram a ideia de um iPhone ultrafino.

É importante ressaltar que o iPhone Air não é o único ultrafino que não tem atraído a atenção do público. A Samsung, por exemplo, cancelou o Galaxy S26 Edge após a baixa demanda pelo S25 Edge, apostando no lançamento do S26 Plus em 2026.

Fontes apontam que Xiaomi, Oppo e Vivo estavam desenvolvendo smartphones ultrafinos para competir com o iPhone Air, incluindo um modelo "estilo Air" da Xiaomi e um aparelho super fino da linha S da Vivo. Para executivos do setor, se nem Apple nem Samsung conseguiram transformar o ultrafino em sucesso comercial, insistir nesse formato agora seria um risco desnecessário.

Honor 500, a exceção?

Honor 500; Foto: Honor

Enquanto o mercado pisa no freio com os ultrafinos, a Honor seguiu na contramão com o Honor 500, um aparelho descrito como "claramente inspirado" no iPhone Air, tanto no visual quanto em alguns elementos de interface, inclusive papel de parede parecido.

O modelo traz corpo fino, módulo de câmera e paleta de cores que remetem diretamente ao design da Apple, mas tenta equilibrar mais a equação entre espessura, bateria e câmeras dentro da faixa de preço intermediária.

Antes de terminar, queria esclarecer que eu teria total interesse em ter um iPhone Air, pelo menos para testar, achei o design muito atraente e confesso que gostei, mas não sei como seria o dia a dia com o gerenciamento de bateria, no S25 Edge, até que consegui suportar, por isso te convido a assistir o review do S25 Edge: