Um relatório divulgado ontem na Coreia do Sul trouxe uma informação importante sobre o futuro da linha Galaxy S da Samsung. Segundo a publicação, a empresa decidiu cancelar o lançamento do Galaxy S26 Edge, modelo que estava previsto para substituir o Galaxy S26 Plus em 2026.
A principal justificativa apontada para a suspensão do Galaxy S26 Edge são as vendas consideradas muito fracas do Galaxy S25 Edge, seu antecessor. Esse desempenho abaixo do esperado teria levado a Samsung a rever sua estratégia para evitar um novo fracasso comercial com o modelo fino. O S26 Edge já havia sido amplamente vazado, com características que remetem aos novos iPhones.
Por que cancelar o Edge?
O movimento de cancelamento do S26 Edge, sinaliza reorientação da Samsung em relação à sua linha Galaxy S, focando em versões já consagradas pelo público. A decisão de manter o S26 Plus, deixando de lado o formato Edge, demonstra que sim, a Samsung errou, mas ao meu ver, foram erros que poderiam ser corrigidos.
Primeiro: Produto "inacabado"
A velocidade em lançar um smartphone fino antes dos outros, para mim essa foi o principal motivo para o Edge não dar certo. O produto ainda não estava totalmente acabado, apesar de muitas pessoas assim acreditar.
Um smartphone fino, exige trabalho pesado de engenharia, a Samsung deixou de lado alguns pontos fundamentais em 2025, a exemplo, autonomia de bateria. Ele foi o único celular de 2025 a não completar o nosso teste de bateria, até o momento. Ela ainda não demonstrou que está pronta para entrar no mundo das baterias silício carbono, material que deveria estar presente, aumentando a capacidade sem necessidade de crescer em tamanho.
Outro fator que criar risco em um smartphone desse tipo é a relação potência <> aquecimento. O Snapdragon 8 Elite é um processador com muita performance, em contrapartida ele aquece demais, nosso teste de jogos comprovou isso. Dissipar calor exige espaço físico e estrutura, um corpo de metal é ótimo condutor de calor, porém fino desse jeito, faz com que todo smartphone aqueça.
De fato, pra mim ele não foi considerado um dos melhores smartphones da Samsung em 2025.
Segundo: Lançar um produto S fora do calendário
Segundo ponto que considero é lançar produtos da linha S fora do calendário tradicional. Aqui há dois pontos a serem analisados.
Se a linha S25 já tinha sido anunciada meses atrás, pessoas que poderiam ter interesse em comprar o S25 Edge, provavelmente já haviam adquirido um outro produto da linha, a exemplo um S25 Plus. Desta forma a própria marca meio que sabotou o interesse no produto novo.
Diferente do Galaxy S25 FE, que todos sabem ser um produto tardio com menos especificações que os seus irmãos, o S25 Edge seria um ótimo smartphone para contemplar a linha quádrupla de smartphones S, se fosse lançado junto com os outros, nesse caso o interesse estaria também nele. Falando em linha quádrupla, tive oportunidade de testar todos os S25 ao mesmo tempo:
É bem provável que a Samsung pensou em ser pioneira no lançamento de smartphone fino e evitou novamente ser taxada de copiadora da Apple, mesmo querendo lançar um S26 Edge com cara de iPhone.

Enfim, muita coisa ainda pode mudar até janeiro, onde serão apresentados os novos Galaxy S26.