O próximo topo de linha da Xiaomi promete redefinir o padrão de fotografia em smartphones. De acordo com informações do conhecido leaker @DigitalChatStation, o Xiaomi 17 Ultra vai estrear com um conjunto de câmeras completamente novo, incluindo sensor multiespectral, flash de zoom e um inédito sistema de zoom físico, algo nunca antes visto em um celular da marca.
Enquanto o Xiaomi 17 Pro e 17 Pro Max apostam na telinha mágica na traseira, o modelo "Super Ultra" deve ser o único da linha a trazer o mecanismo de zoom físico, deixando bem claro que seu foco será fotografia profissional. A parceria com a Leica continua firme, o que indica que isso vai fazer muita diferença para a empresa manter o legado iniciado com o 12S Ultra.
Vai ter design de câmera profissional
As primeiras imagens de engenharia que circularam recentemente mostram um design arrojado, com um grande módulo circular no centro da traseira, onde vai ficar uma imponente lente periscópica na parte superior. O painel traseiro também ter um acabamento em fibra de vidro para manter a leveza e textura premium que um modelo desse porte merece.
A tela, por sua vez, deve manter o formato plano com bordas simétricas, como nos modelos anteriores da linha. As cores confirmadas até agora incluem preto clássico, branco moderno e um tom roxo exclusivo. Um dos protótipos, inclusive, dá para ver que ele se assemelha bastante a uma câmera profissional, sinal de que a Xiaomi quer aproximar ainda mais o design do smartphone ao universo da fotografia.
Quanto a condifuração fotográfica, parece que o sensor principal de 50 MP foi redesenhado para trabalhar em conjunto com a nova lente periscópica de 200 MP, equipada com tecnologia 4×4 RMSC e suporte a zoom de sensor (ISZ). Na prática, ao usar essa configuração, a Xiaomi deve garantir zoom óptico sem perdas, profundidade aprimorada e foco de altíssima precisão.
Quando é o lançamento?
O lançamento do Xiaomi 17 Ultra deve acontecer ainda este ano na China, com chegada global prevista para 2026. Os preços seguem em sigilo, mas as expectativas são altíssimas para o que pode ser o smartphone mais avançado da história da marca.
Para manter a alta proposta de um topo de linha, está confirmado também que sob o capô, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 será o cérebro do Xiaomi 17 Ultra, garantindo desempenho extremo para processamento de imagem.
A Xiaomi afirma que o resultado será uma experiência visual "no nível de uma câmera profissional", com faixa dinâmica ampliada e detalhes mais ricos em todas as distâncias focais.