O mercado de celulares no Brasil teve uma grande reviravolta nesse mês de setembro de 2025. Começando pela Samsung que continua líder isolada, mas perdeu parte de sua fatia de mercado. O grande destaque do mês foi a Apple, que saltou da quarta para a segunda posição após um forte crescimento, talvez impulsionando pelo lançamento do iPhone 17. Já a Motorola e a Xiaomi, que vinham disputando a vice-liderança, caíram no ranking.

Apple cresce e assume vice-liderança no mercado brasileiro

De acordo com os dados da StatCounter, a Samsung fechou setembro com 32,88% de participação, mantendo uma vantagem confortável, mas resultado inferior ao de agosto quando tinha 37,12% do mercado brasileiro. A Apple, agora com 16,74%, mostrou a maior alta do mês e voltou a ocupar um posto que não alcançava há meses. A Motorola caiu para 15,57%, ficando em terceiro lugar, e a Xiaomi praticamente empatou com o Google: 12,93% contra 12,95%, respectivamente.

No ranking, também aparecem empresas com uma participação mais discreta, como é o caso da realme, LG, Infinix e Tecno. Marcas tradicionais como ASUS, Huawei e Nokia seguem fora do top 10, deixando claro que o perfil no mercado brasileiro é realmente dominado por poucos grandes fabricantes. Apesar disso, há uma expectativa de crescimento para essas empresas também, principalmente a realme, Infinix, Tecno e Huawei, que tem investido pesado em novos lançamentos no país.

Veja o gráfico com os dados do mercado brasileiro entre os meses de setembro de 2024 a setembro de 2025:

TOP 10 maiores fabricantes de celulares no Brasil - Setembro/2025

Posição Marca Participação de Mercado
Samsung 32,88%
Apple 16,74%
Motorola 15,57%
Google 12,95%
Xiaomi 12,93%
Desconhecida 6,11%
realme 1,22%
LG 0,6%
Infinix 0,34%
10º Tecno 0,1%

Receba as principais notícias de tecnologia, lançamentos e promoções diretamente no seu WhatsApp!

Inscrever-se

🔥 Pensando em comprar um celular novo?

Veja essas listas por faixa de preço que indicamos por aqui:

Antes de você ir...

Aqui no Oficina da Net a gente também testa celulares na prática. Você pode conferir nosso ranking de desempenho no Speedtest e o ranking das melhores baterias, com dados reais que mostram quais modelos realmente entregam o que prometem.

Fonte: StatCounter