Quem tem celulares da Samsung certamente já ouviu relatos de alguém na internet enfrentando o problema da linha verde em seus smartphones. O pior é que esse problema persiste e tem surgido até mesmo em modelos mais recentes da marca, especialmente nos aparelhos da linha Galaxy S. Felizmente, existem algumas dicas que podem te ajudar a solucionar o problema. Veja a seguir!

O que causa linha verde?

Segundo relatos de alguns usuários da linha Galaxy S, a temível tela verde sempre aparece após uma atualização de software. No entanto, o problema pode ocorrer mais formas mais variadas. Para quem não sabe, a tecnologia AMOLED é sensível, e problemas de fabricação ou desgaste podem causar linhas verticais coloridas, que podem surgir aos poucos ou, nos piores casos, várias linhas de uma só vez. Pasmem, mas há relatos de que linhas de outras cores também aparecem com o tempo.

De acordo com especialistas do setor, outros problemas também podem gerar linhas verdes nos celulares da Samsung. Dos mais comuns, usar carregadores não originais da marca podem ocasionar defeitos nas conexões entre os circuitos que, por sua vez, podem gerar esse tipo de falha. Além disso, embora menos comum, mudanças bruscas de temperatura ou pequenos impactos podem afetar o display. Nenhum celular, mesmo que novo, deve ser submetido á altas temperaturas.

Galaxy S21 Ultra com linha verde na tela (Imagem / Felipe Lupetti
Galaxy S21 Ultra com linha verde na tela (Imagem / Felipe Lupetti

Samsung negou troca gratuita da tela

Para citar um exemplo próximo, um Galaxy S21 Ultra de uma amiga infelizmente foi premiado com a linha verde. Sem nenhum motivo aparente, surgiu no aparelho, logo pela manhã. Ao procurar a autorizada da marca, fomos informados de que a Samsung só cobre o defeito em no máximo 3 anos do momento da compra. Com a nota marcando a compra originalmente em 2021, nada pode ser feito. Pior ainda, a marca quis cobrar R$ 2700 pelo conserto, valor muito acima do esperado para um celular de muitos anos atrás.

Como tentar resolver?

Confesso que fiquei frustado com a Samsung ao receber a resposta citada acima. Mas felizmente, existem algumas formas de tentar solucionar o problema antes de desistir e partir para outro produto, pelo menos para alguns casos. Veja a seguir algumas dicas!

  1. Reinicie o aparelho: Pode parecer simples, mas às vezes resolve falhas temporárias de software. Pare tudo o que estiver fazendo e reinicie o celular. Quem sabe, você é agraciado pelo sumiço dessa linha.

  2. Verifique se há novas atualizações: Muitos usuários reclamam que a linha verde surgir após uma atualização. No caso do Galaxy S21 Ultra citado acima, o caso ocorreu em um momento onde o celular não recebe atualizações desde maio deste ano. Em todo caso, a Samsung pode lançar correções para bugs recentes. Para ajudar com isso, Vá em Configurações > Atualização de software.

  3. Modo de segurança: O modo de segurança é uma ajuda e tanto e também pode ajudar em alguns casos. Para aticar esse recurso sem complicações, basta reiniciar o celular nesse modo para verificar se algum app está causando o problema.

  4. Desinstale apps recentes: Observe se a linha verde do seu aparelho surgiu após a instalação de algum aplicativo. Embora não seja algo comum, pode ocorrer de algum app ser a causa do problema. Se a linha apareceu após instalar algum aplicativo, tente removê-lo. Simples assim.

  5. Restaure para os padrões de fábrica: Se você já fez tudo acima e ainda assim não conseguiu se livrar da linha verde, recomendamos o reset de fábrica. Se nada funcionar, essa medida mais radical pode ajudar. No entanto, lembre-se de fazer backup antes, para não perder nenhum dado ou informação pessoal importante.

Nenhuma das soluções acima deu certo, e agora?

Se você já fez todos os procedimentos acima e mesmo assim a linha verde persiste, a única solução pode ser a troca da tela. Em alguns casos, a Samsung oferece substituição gratuita se o aparelho estiver na garantia. No entanto, como já citado em nosso exemplo real anteriormente, a fabricante só cobre o defeito de aparelhos com até 3 anos de uso. Seja qual for o caso, lembre-se sempre de levar sua nota fiscal na autorizada para não perder a viajem.