A Qualcomm acaba de lançar o novo Snapdragon 7+ Gen 3 (4nm), trazendo uma série de melhorias para os smartphones intermediários avançados. Este novo chipset traz melhorias em diversas áreas, incluindo inteligência artificial (IA), câmeras, jogos, som e conectividade. Entre os destaques, o Snapdragon 7+ Gen 3 tem suporte para redes 5G, Wi-Fi 7 e é 15% mais rápido que o Snapdragon 7 atual.

Snapdragon 7+ Gen 3 deve atender celulares intermediários premium

Em relação do modelo Snapdragon 7 atual, o novo modelo Plus oferecen recursos e desempenho aprimorados enquanto consome menos energia. Uma das grandes novidades é a introdução da inteligência artificial generativa, que promete trazer assistentes virtuais aprimorados e uma melhor geração de imagens diretamente nos dispositivos.

Especificações do Snapdragon 7 Plus Gen 3. Imagem: Qualcomm/Reprodução
Especificações do Snapdragon 7 Plus Gen 3. Imagem: Qualcomm/Reprodução

O Snapdragon 7+ Gen 3 oferece um aumento de 15% na CPU e 45% na GPU em comparação com a geração anterior, garantindo um desempenho ainda mais fluido e responsivo. Além disso, promete uma eficiência energética 5% maior, o que significa uma duração de bateria ainda melhor.

Principais melhorias

Este chipset também traz várias melhorias em outros departamentos. Por exemplo, ele é o primeiro da linha a suportar Wi-Fi 7, permitindo velocidades de até 6,3 Gbps. Além disso, conta com o chip X63 para 5G, garantindo a presença de uma conectividade de alta velocidade em smartphones intermediários premium.

Para os entusiastas de jogos, o Snapdragon 7+ Gen 3 vem com o recurso Game Post Processing Accelerator, que melhora aspectos visuais como bloom, profundidade de campo e motion blur. Também inclui o Adreno Frame Engine 2.0, que melhora a qualidade gráfica sem comprometer a vida útil da bateria.

Snapdragon 7 Plus Gen 3 deve trazer melhorias nas câmeras para a nova geração de intermediários. Imagem: Qualcomm/Reprodução
Snapdragon 7 Plus Gen 3 deve trazer melhorias nas câmeras para a nova geração de intermediários. Imagem: Qualcomm/Reprodução

Em relação à fotografia, este chipset traz um processador de sinal de imagem (ISP) de 18 bits, capacidade de processamento de até 12 camadas individuais em uma cena em tempo real e melhorias para fotos em ambientes com pouca luz. Além disso, suporta sensores de câmera de até 200 MP, Ultra HDR e captura de vídeo em HDR (HDR10+, HDR10, HLG e Dolby Vision).

Quais smartphones vão receber o Snapdragon 7+ Gen 3?

Algumas marcas já confirmaram que vão usar o novo Snapdragon 7+ Gen 3 em seus próximos lançamentos que devem chegar ao mercado em breve. OnePlus, realme e Sharp já confirmaram a parceria com a Qualcomm, mas não reveleram quais serão os seus respectivos modelos que vão receber o novo processador.