Semanalmente eu faço uma pesquisa aqui no Oficina da Net, pergunto coisas aleatórias sobre consumo das pessoas. Na última semana eu questionei o quão importante é a marca na hora de comprar um celular novo. Você compraria um celular novo só pela marca ou esse quesito talvez não influencie tanto assim?

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 17 de março, e revelou que a marca é um fator decisivo na hora de escolher um novo celular para a maioria dos consumidores. O estudo, que contou com a participação de 2.889 pessoas, buscou entender até que ponto a marca influencia na decisão de compra de um novo aparelho.

Até que ponto a marca influencia sua decisão de compra de um novo celular?

Muito importante - sempre escolho marcas que conheço e confio

De acordo com os resultados, quase metade dos entrevistados (47,74%) afirmou que a escolha de uma marca conhecida e de confiança é muito importante. Essa tendência mostra o quão importante é a marca para um smartphone.

Importante - mas estou aberto a experimentar novas marcas

Por outro lado, um terço dos participantes (33,48%) considerou a marca como um fator importante, mas mostrou-se aberto a experimentar novas marcas. Um terço das pessoas está disposto a explorar novas opções, desde que vejam valor e qualidade nos produtos oferecidos.

Pouco importante - me foco mais nas especificações técnicas

A pesquisa também indicou que para 16,15% dos entrevistados, a marca é pouco importante, com um foco maior nas especificações técnicas do aparelho. Esse grupo prioriza os aspectos técnicos e de desempenho dos celulares em detrimento do nome da marca.

Irrelevante - a marca não influencia minha decisão

Por fim, apenas 2,64% dos participantes consideraram a marca completamente irrelevante em sua decisão de compra, demonstrando uma mínima influência da reputação da marca na escolha do seu próximo celular.

A enquete foi conduzida por meio de plataformas digitais, incluindo YouTube, o canal do Oficina da Net Telegram e aqui no site. Lembrando que o site é focado em tecnologia, portanto é um grupo de pessoas que tem um mínimo discernimento entre uma marca e outra.