Sempre que compramos um novo celular, temos a tarefa de transferir todos os dados do dispositivo antigo para o novo. Pode parecer uma tarefa bem complicada, mas, na verdade, é muito mais simples do que se imagina. Neste artigo, você vai aprender a transferir os dados entre celulares Android e também iPhone.

Transferindo dados entre dois celulares Android

Android
Android

Antes de começar o processo de transferência de dados entre celulares Android, é preciso seguir alguns passos para preparar os dispositivos. Primeiramente, confira se os dois celulares estão com a carga de bateria completa. Em seguida, confira se o celular antigo está logado em sua conta do Google. Se não estiver, faça o login.

Antes de começar o processo de transferência, não se esqueça de fazer o backup dos dados armazenados no celular antigo. Para isso, basta acessar a opção ‘’Configurações’’ e logo em seguida, vá na opção ‘’Google’’. Para finalizar, aperte em ‘’Backup’’ e inicie o processo.

No Android, a transferência de dados entre celulares é muito mais simples de fazer. Siga abaixo o passo a passo:

  • Ative o dispositivo recém-adquirido e opte por "Iniciar";
  • Conecte o celular à rede Wi-Fi;
  • Escolha a alternativa "Copiar aplicativos e dados" do dispositivo Android anterior;
  • Prossiga com as instruções para conexão através de cabo ou, caso não tenha um disponível, clique em "Está sem o cabo?" e, em seguida, em "Ok";
  • Selecione "Um backup de um smartphone Android" e siga as orientações para finalizar a transferência.

Transferindo dados no iPhone

iOS
iOS

Assim como no Android, no iOS também é preciso uma preparação para seguir o processo de transferência de dados entre iPhones. Para isso, em seu iPhone antigo vá em "Ajustes" e clique em "iCloud". Em seguida, vá na opção "Backup do iCloud" e selecione "Fazer backup agora". Após realizar o backup, retire o cartão SIM do iPhone antigo e insira em seu novo dispositivo.

A maneira de fazer a transferência de dados de um iPhone para outro é um pouco diferente do que no Android. A ferramenta nativa "Início Rápido" é utilizada nesse caso. Segue abaixo como proceder:

A transferência entre dois iPhones é feita por meio do , uma ferramenta nativa do iOS. Siga os passos abaixo:

  • Verifique se ambos os dispositivos estão completamente carregados;
  • Ative as opções de Wi-Fi e Bluetooth em ambos os aparelhos;
  • Aproxime os dispositivos e siga as orientações para configurar o novo iPhone utilizando o ID Apple;
  • Uma animação aparecerá; posicione os dispositivos adequadamente e aguarde a conclusão do processo de transferência.

Posso transferir dados entre celulares de outra maneira?

Existem outros métodos além do convencional para a transferência de dados entre dispositivos. Além dos métodos já mencionados, há opções adicionais, tais como aplicativos próprios de fabricantes (como Samsung Smart Switch, Huawei Backup, Mi Mover), o app MobileTrans e a utilização de contas e serviços do Google.

Ao seguir essas orientações, a transferência de dados entre dispositivos móveis se torna uma experiência simplificada. Mantenha-se informado sobre as alternativas disponíveis e assegure uma transição tranquila ao trocar de aparelho.