O relatório de 2023 finalmente saiu e a Apple surpreendeu ao ultrapassar a Samsung como a líder mundial em vendas de smartphones após um reinado consolidado de 12 anos. De acordo com a empresa de pesquisa americana IDC, para alcaçar esse feito histórico, a Apple vendeu mais iPhones do que nunca, com 234,6 milhões de unidades, enquanto a Samsung enfrentou uma queda de 13,6%, chegando aos 226,6 milhões de vendas.

Apple destrona Samsung e é a líder global em smartphones

Apple destrói reinado da Samsung e assume liderança global em smartphones
Apple destrói reinado da Samsung e assume liderança global em smartphones

A estratégia da Apple foi diferente do habitual, com promoções agressivas e ofertas de troca. Isso ajudou a empresa a conquistar uma fatia de 20,1% do mercado, superando os 19,4% da Samsung.

Amber Liu, gestora da empresa de pesquisa Canalys, observou que a Samsung concentrou seus esforços no segmento de gama média a alta para obter rentabilidade, mas acabou perdendo espaço no segmento de gama baixa, comprometendo sua posição global de liderança.

Apesar dessa vitória no mercado global de smartphones, as ações da Apple estão em queda no mercado, talvez influenciadas pelo desafio de recuperar a posição de empresa mais valiosa do planeta, perdida para a Microsoft. Atualmente, a Apple está avaliada em US$ 2,83 trilhões, enquanto a desenvolvedora do Windows lidera com um valor de mercado de 2,91 trilhões.

2024 promissor

A tendência para o mercado de smartphones em 2024 parece mais promissora, com previsões de aumento nas vendas. A Canalys prevê que o quarto trimestre de 2023, que registrou um aumento de cerca de 8% nas vendas de smartphones em termos anuais, seja indicativo de uma retomada no setor. No entanto, a Apple, mesmo com sua liderança, enfrenta desafios para manter seu domínio e recuperar sua posição nos mercados financeiros.