O Chrome para Android deixará de pular na frente de outros gerenciadores de senha quando você acessar a página de login de um site. Desta forma, será possível utilizar gerenciadores de senha de terceiros como, por exemplo, o Microsoft Authenticator, sem ficar perdendo alguns segundos para fazer com que a janela pop-up do Chrome com a senha desapareça.

Gerenciadores de senha de terceiros finalmente poderão ser utilizados sem problemas no Chrome para Android

Gerenciadores de senhas de terceiros não terão mais problemas para funcionar no Google Chrome para Android. Fonte: Oficina da Net
Gerenciadores de senhas de terceiros não terão mais problemas para funcionar no Google Chrome para Android. Fonte: Oficina da Net

Atualmente, toda vez que você utiliza o Chrome em um celular Android, ao acessar a página de login de um site, uma janela grande do gerenciador de senhas irá aparecer na parte inferior da tela. Inclusive, aparece na frente do teclado virtual. Porém, a versão para desenvolvedores do Google Chrome está ganhando uma opção de utilizar por padrão aplicativos de gerenciamento de senhas de terceiros. A informação veio do usuário "Leopeva64" no "X" (novo Twitter).

Captura de tela mostrando as novas opções do Google Chrome para Android para utilizar gerenciadores de senhas de terceiros. Fonte:  X (@Leopeva64)
Captura de tela mostrando as novas opções do Google Chrome para Android para utilizar gerenciadores de senhas de terceiros. Fonte: X (@Leopeva64)

Ao acessar as configurações do Chrome para Android, logo depois da opção "Endereços e mais", aparecerá um novo botão chamado "Opções de autopreenchimento" (Autofill Options). Ao entrar nele, haverá duas opções para selecionar: "padrão" e "use outros provedores". Se você selecionar "outros provedores", finalmente será possível utilizar aplicativos de terceiros para gerenciar as senhas.

Lançamento e disponibilidade

Como foi dito no início, a função de "opções de autopreenchimento" do Chrome para Android ainda está em fase de testes na versão para desenvolvedores do aplicativo. Ainda não se sabe quando a funcionalidade chegará à versão estável do Chrome.