O Google Agenda finalmente está ganhando o suporte ao compartilhamento de links de eventos. Agora, ao abrir o evento no calendário, haverá um botão "Compartilhar" ("Share"), que ao ser selecionado, irá gerar um link para copiar e colar em algum aplicativo de mensagens instantâneas ou e-mail.

Compartilhamento de links de eventos chega ao Google Agenda.
Compartilhamento de links de eventos chega ao Google Agenda.

Ao selecionar a URL (link)do evento que foi compartilhado, a pessoa poderá visualizar os detalhes da programação e responder se vai ou não comparecer. Note que essa última parte exige que se tenha uma conta Google, caso contrário, será exigido que você insira o seu e-mail para aceitar a participação do evento posteriormente.

Segundo o Google, todos os eventos compartilhados via link são públicos, mesmo que seu evento seja privado. Entretanto, a empresa diz que os títulos dos eventos não são "pesquisáveis" e é possível desativar um link de evento. Outro ponto interessante é a possibilidade de compartilhar o link de um evento mesmo sem ter adicionado participantes a ele.

Lançamento e disponibilidade

No momento, os links de eventos só podem ser gerados a partir do aplicativo Google Agenda em celulares Android. Além disso, o recurso está disponível somente para contas pessoais do Google e não para o Workspace.