Os celulares dobráveis chamam a atenção, sem dúvidas nos chamam a atenção devido à capacidade de dobrar uma única tela e deixar o smartphone mais compacto. Entretanto, como você pôde perceber em um vídeo recente do Oficina da Net, os "foldables" (dobráveis) podem não ser a melhor escolha por diversos motivos e um deles é o simples dobrar, que exige uma grande resistência para resistir a tensão do abrir e fechar.

Embora empresas como Motorola e Samsung declarem quantas aberturas e fechamentos seus smartphones são capazes de resistir sem apresentar problemas, o produtor de conteúdo de um canal chamado Mrkeybrd no YouTube, explica que as máquinas de testes utilizadas pelas fabricantes são muito gentis perto da maneira como um humano utiliza os aparelhos e para provar isso, ele realizou um teste de abrir continuamente o Samsung Galaxy Z Flip 5 para descobrir se as peças do telefone são realmente resistentes como a sua criadora diz.

Galaxy Z Flip 5 passa por teste de resistência extremo

Quantas aberturas e fechamentos o Samsung Galaxy Z Flip 5 aguenta. Fonte: Oficina da Net
Quantas aberturas e fechamentos o Samsung Galaxy Z Flip 5 aguenta. Fonte: Oficina da Net

Recentemente o canal "Mrkeybrd" no YouTube realizou uma transmissão ao vivo (live streaming), onde Galaxy Z Flip 5 da Samsung passou por 401.146 fechamentos e aberturas antes de apresentar problemas em sua tela. Para efeito de comparação, em outro teste realizado pelo mesmo youtuber, o Razr Plus da Motorola começou a dar problemas com 126.266 movimentos de abrir e fechar. Nos dois casos, na descrição do vídeo era dito:

Esta transmissão ao vivo não é patrocinada nem influenciada pela Samsung e Motorola

Resistencia a abertura e fechamento dos celulares Samsung Galaxy Z Flip 5 e Motorola Razr Plus. Fonte: Mrkeybrd
Resistencia a abertura e fechamento dos celulares Samsung Galaxy Z Flip 5 e Motorola Razr Plus. Fonte: Mrkeybrd

É importante mencionar que a dobradiça do Galaxy Z Flip 5 não deixou de funcionar em definitivo. Após 223 mil aberturas e fechamentos, o smartphone começou a apresentar falha na dobradiça, onde o telefone abria sozinho nessa altura do teste. Entretanto, como o telefone ainda estava utilizável, prosseguiram com a experiência até 400 mil fechamentos e aberturas, momento em que o aparelho foi mergulhado na água e coberto com farinha e ovos.

O teste do celular dobrável da Samsung só foi encerrado quando o Galaxy Z Flip 5 apresentou uma linha rosa no lado direito da tela. Abaixo você pode conferir um vídeo resumindo os principais momentos junto com explicações sobre o processo.

Caso queira assistir também o vídeo de teste do Motorola Razr Plus passando pelo teste de abertura e fechamento, basta clicar para reproduzi-lo logo abaixo.

Vídeo incorporado do YouTube