A MediaTek é uma fabricante de processadores taiwandesa que tem ganhado bastante espaço no mercado nos últimos meses com sua linha Dimensity, principalmente ao estar presente em aparelhos intermediários premium recém-lançados como o Realme 11 Pro+ e o Moto Edge 40. Desta vez a empresa buscou parceria com a chinesa Xiaomi para anunciar o Dimensity 8200 Ultra. Confira mais detalhes.

Dimensity 8200 Ultra é bem poderoso

Esse processador é extremamente poderoso. Ele é fabricado com o processo de litografia recente da TSMC de 4 nanômetros, além de possuir 4 núcleos de performance Cortex A78 e 4 de eficiência Cortex A55. O chipset é capaz de chegar além dos 900.000 pontos no famoso AnTuTu Benchmark.

Dimensity 8200 Ultra tem foco em processamento de imagem
Dimensity 8200 Ultra tem foco em processamento de imagem

Essa parceria entre a Xiaomi e a MediaTek concentra-se principalmente em aproveitar os pontos fortes de ambas as empresas para focar em melhorias de processamento de imagem. Pela plafatorma Dimensity ser de arquitetura aberta, há uma maior facilidade de integração entre os produtos MediaTek com outras fabricantes como a Xiaomi.

A tecnologia Imaging Brain é uma tecnologia proprietária da gigante chinesa que estará presente no Xiaomi Civi 3. Ele será um dos primeiros dispositivos a contar com o Dimensity 8200 Ultra.

Xiaomi Civi 3 será primeiro smartphone com esse processador (Imagem: Xiaomi/Divulgação)
Xiaomi Civi 3 será primeiro smartphone com esse processador (Imagem: Xiaomi/Divulgação)

Essa tecnologia funciona através da presença de algoritmos avançados de IA para realizar capturas de forma instantânea e melhorar capturas em cenários de baixa iluminação. Para que essa tecnologia seja implementada de forma otimizada, a Xiaomi adicionou uma camada intermediária com suporte multiplataforma que facilitará o processo de implementação do Imaging Brain nas plataformas Dimensity.

Essa otimização permite que o Imaging Brain da Xiaomi aproveite todo o potencial do chip, resultando em excelentes efeitos de processamento de imagem, desempenho aprimorado e eficiência energética aprimorada. A integração da estrutura Imaging Brain da Xiaomi traz 38 funções de imagem para a plataforma móvel Dimensity pela primeira vez, oferecendo velocidade e consumo de energia otimizados em comparação com dispositivos anteriores.