Rumores apontavam que a Samsung levaria um recurso de conectividade via satélite para a linha Galaxy S23, mas durante o evento de apresentação, a empresa não mencionou essa tecnologia em nenhum momento. Agora, sabemos o motivo da gigante sul-coreana tê-la deixado de lado: ainda é muito cedo para implementá-la em seus smartphones.

Tecnologia em desenvolvimento

Em entrevista a CNET, TM Roh, CEO da Samsung MX, explicou a decisão da empresa em não inserir um padrão de conectividade via satélite para comunicações de emergência na linha Galaxy S23. O executivo disse:

Quando houver o momento certo, a infraestrutura e a tecnologia [estiver] pronta, é claro que para o Samsung Galaxy, para nossa divisão móvel, também vamos considerar ativamente a adoção desse recurso.

Processador compatível

Galaxy S23
Galaxy S23

O Snapdragon 8 Gen 2, presente nos modelos da linha Galaxy S23, tem suporte a comunicação via satélite. No entanto, a própria Qualcomm revelou que nem todos os dispositivos com seu novo processador podem utilizar essa tecnologia, já que ela requer um hardware especial para estabelecer a comunicação.

Portanto, existe a possibilidade da Samsung não ter inserido os componentes necessários para a ativação do recurso ou, dependendo do caso, até ter implementado as peças compatíveis em seus novos flagships, mas escolhido não ativar essa função por enquanto.

De qualquer forma, essa não foi a área de atenção da gigante sul-coreana, pois o CEO revelou que a empresa decidiu olhar para outras áreas, como a criação de recursos avançados de segurança, melhores sensores e um sistema para oferecer uma cobertura 5G mais ampla.