Muita gente tem preferido adquirir smartphones menos conhecidos no mercado, especialmente por conta dos preços acessíveis que eles oferecem. Para chamar ainda mais a atenção do público, alguns deles oferecem recursos extras, acabamento resistente à água e à quedas e até câmera com visão noturna. Esse é o caso do Oscal S60 Pro, o primeiro celular fabricado pela Blackview a passar por aqui. Será que vale a pena?

Especificações do Oscal S60 Pro

Começando pela tela, temos um painel IPS LCD de 5,7 polegadas, resolução HD+ (720 x 1440 pixels) e taxa de atualização mais básica do mercado: 60 Hz. A câmera frontal fica alojada na borda superior, ao lado do alto falante auricular, e possui resolução de 8 MP (sensor Sony IMX219).

Na traseira, a câmera principal possui 13 MP (Sony IMX258) e fica ao lado de uma secundária de 8 MP (Sony IMX21) que oferece visão noturna como principal diferencial. Para gravação de vídeos, essa dupla consegue gerar imagens em Full HD a 30 quadros por segundo (fps).

Especificações do Oscal S60 Pro (Crédito: Blackview/Reprodução)
Especificações do Oscal S60 Pro (Crédito: Blackview/Reprodução)

No departamento interno, o processador escolhido é o Helio A25 da MediaTek — modelo octa-core de 1,8 GHz, com GPU PowerVR GE8320 e litografia de 12 nanômetros. Esse SoC trabalha em conjunto de 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento com capacidade de expansão para até 1 TB através de um cartão microSD.

A bateria é um dos grandes destaques do Oscal S60 Pro, já que oferece 5.580 mAh. Por ter uma ficha técnica que não exige muita energia, a bateria consegue durar muitas horas, quem sabe até alguns dias dependendo do seu uso.

Visto as especificações, vamos ao que interessa.

Design e construção

Oscal S60 Pro tem uma tampa traseira parruda, com um módulo circular de câmeras no centro
Oscal S60 Pro tem uma tampa traseira parruda, com um módulo circular de câmeras no centro

Ao ler que o aparelho tem uma tela de apenas 5,7 polegadas, você deve acreditar que ele é um celular compacto. Engano seu, meu amigo! Ele tem uma construção bem parruda e grande bordas laterais que tornam o celular muito pesado.

O seu propósito é ser um celular "inquebrável" e isso fica bem evidente na construção do aparelho, chamada pela empresa de "Shockproof". Para isso, ele tem praticamente uma capinha acoplada em seu corpo, como uma espécie de plástico emborrachado, mas bem rígido. As quinas das bordas possuem uma ondulação própria para impactos, e que podem salvar a vida do seu celular se ele cair no chão, por exemplo. A tela também é protegida por um vidro chamado Panda Glass.

Tela do Oscal S60 Pro é bem colorida, mas tem pouca sensibilidade por causa da frequência travada em 60 Hz
Tela do Oscal S60 Pro é bem colorida, mas tem pouca sensibilidade por causa da frequência travada em 60 Hz

Temos três botões físicos, sendo um liga/desliga e dois para controlar o volume. Todos os orifícios, como conector P2 para fones de ouvido, conector USB para carregador e gaveta de chip e cartão microSD são protegidos por uma tampinha especial, garantindo que não entre poeira, terra ou água no interior do aparelho.

Desempenho e performance

O Oscal S60 Pro não é o celular que vai mandar bem em jogos. Dependendo do jogo, você até consegue executá-lo, como é o caso do Rocket League. Durante os testes, instalei o jogo no Oscal e ele até conseguiu se sair bem, a não ser as telas de carregamento que demoraram um pouco mais que o normal. Coisa de 10 minutos jogando, ele começou a apresentar sinais de aquecimento, e os travamentos aumentaram.

Para ficar antenado nas novidades do Oficina da Net, o Oscal S60 Pro dá conta do recado
Para ficar antenado nas novidades do Oficina da Net, o Oscal S60 Pro dá conta do recado

O processador Helio A25 e os 4 GB de RAM são muito pouco para conseguir executar jogos mais pesados. Entretanto, se você procurar um celular para coisas do dia a dia, como mandar mensagens pelo WhatsApp, checar seus e-mails, assistir vídeos no TikTok ou navegar nas redes sociais, o Oscal S60 Pro não deixa a desejar.

Em testes de benchmark que realizei com o aplicativo Geekbench, esse conjunto conseguiu uma nota de 144 pontos no modo single-core e 694 pontos com todos os núcleos do processador testados.

Câmeras

Módulo fotográfico do Oscal S60 Pro
Módulo fotográfico do Oscal S60 Pro

O resultado das câmeras me impressionou bastante. Em ambientes com muita luz, como ao ar livre, os resultados são bem agradáveis. É claro que existe um ruído bem evidente onde a imagem tem algum tipo de sombra, mas vale lembrar que estamos falando de um celular de entrada.

Nas fotos aí embaixo você consegue perceber que o contraste funciona, as cores são bem vivas, mas na minha opinião são realçadas de forma exagerada, bem além da realidade. Há quem goste de câmeras assim, e isso não é nenhum problema. Se esse é o seu caso, a câmera do Oscal S60 Pro pode te impressionar. Veja algumas fotos que eu tirei nas margens do Rio São Francisco:

Como ele não tem estabilização óptica de imagem, ao gravar vídeos você sente alguma dificuldade para manter a imagem sem muitas tremidas, mas o resultado — Full HD a 30 quadros por segundo — agrada bastante.

Interface das câmeras
Interface das câmeras

Um recurso interessante é a presença da câmera com visão noturna. Eu nunca tinha testado um celular com esse recurso antes e, dependendo do seu tipo de uso, pode ser bem útil para você. Por exemplo, quem costuma caminhar em matas ou estradas sem iluminação, a visão noturna pode te ajudar a ver um perigo à frente, ou algo parecido, sem chamar a atenção por não precisar ter o flash ligado. Veja os resultados das fotos com a visão noturna ativada:

Visão noturna ativada
Visão noturna ativada
Sensores infravermelho acesos para utilização da visão noturna
Sensores infravermelho acesos para utilização da visão noturna

Sistema operacional

Android 11 e a interface Doke OS 2.1 compõe o sistema operacional do Oscal S60 Pro
Android 11 e a interface Doke OS 2.1 compõe o sistema operacional do Oscal S60 Pro

O Oscal S60 Pro vem com o Android 11 instalado de fábrica, rodando por baixo da interface Doke OS 2.1 desenvolvido pela própria Blackview. Como qualquer outro celular Android, a plataforma é fluida e tem uma interface bem parecida com a da Motorola, com poucas modificações em relação ao Android puro.

A única ressalva é a tradução do nome das funções que não funcionam muito bem. Mesmo selecionando o idioma Português brasileiro, algumas funções continuam em inglês, como mostra o print abaixo:

Algumas funções aparecem em inglês
Algumas funções aparecem em inglês

Nada que atrapalhe o uso e que não possa ser resolvido com atualizações futuras.

Recursos extras

Até aqui, você deve ter percebido que o Oscal S60 Pro deve ser muito útil para aventureiros, como para quem gosta de acompanhar. Prova disso é o design e durabilidade a prova de quedas, câmera com visão noturna para facilitar a visualização em ambientes escuro, como numa mata à noite e uma bateria que dura muitas horas sem uma tomada por perto.

Tela do Oscal S60 Pro
Tela do Oscal S60 Pro

Como se não fosse o bastante, a interface Doke OS 2.1 oferece ainda um conjunto de funções que compõem um pacote de ferramentas bem úteis, como Bússola, Medidor de Som, Lupa, Prumo, Lanterna, Pedômetro e muito mais.

O Oscal S60 Pro ainda conta com Bluetooth 4.2, tecnologia NFC para interação com sistemas de pagamento por aproximação, e não possui conectividade 5G, nem leitor de impressões digitais.

Quem são os concorrentes do Oscal S60 Pro?

É claro que o Oscal S60 Pro tem uma proposta diferente dos celulares que você costuma ver aqui no Oficina da Net. Mas comparando apenas e exclusivamente a ficha técnica, podemos apontar alguns modelos.

Realme C35

Realme C35
Realme C35

No quesito câmeras, o Realme C35 é bem melhor que o nosso querido Oscal, mas perde no tamanho da bateria, e talvez no desempenho do processador, já que o Helio A25 da MediaTek é melhor do que o Unisoc T616. O C35 tem uma tela maior, maior espaço para armazenamento, mas não conta com NFC.

Samsung XCover Pro

Samsung XCover Pro
Samsung XCover Pro

O XCover Pro da Samsung tem uma proposta bem parecida com a do Oscal S60 Pro. Ele promete oferecer durabilidade contra quedas e é recomendado para usuários que estão sob risco de acidentes a todo momento, como em ambientes cheios de ferramentas e materiais pesados. A ficha é quase igual também, com 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento, processador Exynos 9611 e bateria de 4.020 mAh.

Veredito

O Oscal S60 Pro possui especificações de um celular de entrada e foca em um público menos exigente que, em vez de procurar um celular para jogos, se preocupa com durabilidade e preço baixo, mas sem abrir mão de um celular completinho. A tela é boa para assistir vídeos, as câmeras funcionam bem, o que é uma grata surpresa, e sua bateria tem excelente autonomia, por exemplo.

O Oscal S60 Pro funciona para um determinado público específico: os menos exigentes em performance e necessitados de boa autonomia e resistência
O Oscal S60 Pro funciona para um determinado público específico: os menos exigentes em performance e necessitados de boa autonomia e resistência

Na minha opinião, o Oscal S60 Pro é perfeito para quem gosta de se aventurar por aí. Pela alta durabilidade e resistência à prova d'água, ele pode ajudar até mesmo quem precisa usar um celular ao ar livre, como para quem faz entregas em aplicativos de restaurante, Uber e assim por diante.

Pelo preço atual de R$ 716, vale a pena comprar o Oscal S60 Pro apenas se você precisa mesmo de um produto resistente e já está acostumado com o processo de compra pelo mercado chinês. No Brasil, é díficil você encontrar um bom celular de entrada por esse preço. Geralmente, são celulares usados e muito antigos.

Onde comprar o Oscal S60 Pro?

O Oscal S60 Pro está custando atualmente R$ 716 no AliExpress. No meu caso, o celular passou pela alfândega sem ser taxado, validando a compra no valor final. Abaixo, estou disponibilizando o link do Oscal S60 Pro, e também do BL8800, outro celular da Blackview, com o mesmo design do Oscal, porém com melhores especificações, como 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e processador Dimensity 700 5G da MediaTek.

Quer desconto? Segura essa então! 🤑

A Blackview liberou para nós um desconto exclusivo para você comprar o Oscal S60 Pro. A promoção é válida até o dia 15 de junho ou enquanto os estoques durarem. Para aproveitar, basta utilizar o cupom abaixo.