Um celular Android com duração de bateria ruim que, mesmo com uma bateria de grande capacidade, ainda precise de carregamento noturno, pode ser um problema. É para isso que foi desenvolvido o "Carregamento Adaptável" (Adaptive Charging) no sistema operacional mobile do Google.

A bateria de um celular tem uma vida útil quantificada através de ciclos. Um ciclo equivale ao carregamento de 0% a 100% da bateria de um smartphone. O carregamento adaptativo fará com que haja uma maior durabilidade ajudando a gerenciar os ciclos.

A bateria dura menos tempo com o passar dos anos - Por que isso ocorre?

A bateria dos celulares geralmente é desenvolvida para manter 80% de integridade por 500 ciclos completos (0% a 100%) de carga. Na grande maioria dos casos, isso é o suficiente para os usuários utilizarem o smartphone e já trocarem por outro, mas nem sempre é isso que ocorre.

Para fazer com que a bateria do celular dure mais, é interessante mantê-la entre 20% e 80% de carga, mas nem sempre isso acontece. Há momentos em que você precisa carregar a bateria do aparelho durante a noite, fazendo com que a bateria fique em um ciclo entre 99-100% por horas. Com o tempo, esses ciclos de carregamento se somam e prejudicam a vida útil da bateria.

Carregamento Adaptativo (Adaptive Charging): O que é?

O carregamento adaptativo é um recurso utilizado para analisar seus alarmes e hábitos de uso para determinar o melhor momento para o celular atingir 100% de carga. Caso você ache que a bateria não está chegando a 100% no momento que você precisa, é provável que seja necessário dar mais tempo para o sistema entender sua rotina.

Há diferentes nomes dados para o recurso "Carregamento Adaptativo". No caso dos celulares Pixel, da Google, ele é chamado exatamente por este nome. Já os smartphones da OnePlus, foi dado o nome de "Carregamento otimizado", enquanto os Samsung Galaxy o chamam de "bateria adaptável".

O iPhone também pode ter o "carregamento adaptativo", mas a Apple o chama de "carregamento otimizado", igual aos telefones da OnePlus. Esse e os outros recursos foram criados para tentar reduzir os danos causados pelos ciclos de carregamento das baterias, mantendo a integridade da bateria por mais tempo.

Aquele momento em que as otimizações passam dos limites

Teoricamente a otimização da bateria era para ter somente benefícios, mas há momentos em que este recurso passa dos limites e prejudicam o desempenho do celular. Os celulares da Samsung, por exemplo, sofrem, em certos momentos, com medidas extremas tomadas pelo sistema para aumentar a vida útil da bateria. Aplicativos passam a não funcionar corretamente, não exibindo notificações ou apresentando um desempenho ruim.

Embora a maioria dos celulares Android consiga gerenciar bem o recurso de otimização de bateria, há momentos em que alguns aplicativos são afetados negativamente devido a essa funcionalidade. Então, neste momento, é necessário mudar a influência do "carregamento adaptativo" para alguns aplicativos.

Como interromper a otimização de bateria para alguns aplicativos

Para alterar o modo como o sistema gerencia o gasto de bateria de determinado aplicativo, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Acesse as configurações do smartphone e selecionar "bateria".

Passo 01 - Como interromper a otimização de bateria para alguns aplicativos. Fonte: Vitor Valeri
Passo 01 - Como interromper a otimização de bateria para alguns aplicativos. Fonte: Vitor Valeri

Passo 02: Selecione "otimização de bateria" (ou outro nome dado para este mesmo recurso, como mencionado acima).

Passo 02 - Como interromper a otimização de bateria para alguns aplicativos. Fonte: Vitor Valeri
Passo 02 - Como interromper a otimização de bateria para alguns aplicativos. Fonte: Vitor Valeri

Passo 03: Selecione o aplicativo que você deseja alterar a maneira como o sistema suprime o gasto energético.

Passo 03 - Como interromper a otimização de bateria para alguns aplicativos. Fonte: Vitor Valeri
Passo 03 - Como interromper a otimização de bateria para alguns aplicativos. Fonte: Vitor Valeri

Passo 04: Na tela do aplicativo, pressione em "não otimizar".

Passo 04 - Como interromper a otimização de bateria para alguns aplicativos. Fonte: Vitor Valeri
Passo 04 - Como interromper a otimização de bateria para alguns aplicativos. Fonte: Vitor Valeri