A Sony faz uso de bateria para energizar o controle do PlayStation 4. Apesar disso, a praticidade de não precisar usar pilhas veio acompanhada de uma necessidade de ficar de olho no nível de carga do joystick, para que ele não fique sem energia no meio de uma partida importante, ou de um lançamento. A sorte é que carregar o dispositivo é uma tarefa simples.

Em suma, o processo pode ser realizado diretamente pelo menu inicial do console, com o simples pressionamento de um botão, possibilitando ter acesso ao nível de bateria do controle do PlayStation 4.

Se a carga estiver baixa, é possível jogar com o acessório conectado diretamente no videogame, sem que a jogatina necessite ser interrompida, mesmo que o usuário perca um pouco da mobilidade que é proporcionada pelo DualShock 4, que é sem fio. Sendo assim, confira abaixo, como ver se o seu controle está carregado.

Como saber o nível de carga do controle do PS4?

A qualquer instante, seja durante o jogo ou não, basta segurado o botão PlayStation no centro do controle, para abrir o Menu rápido. Na tela, além de várias outras informações e atalhos, aparecerá a quantidade de bateria que o controle ainda tem, que pode ser visualizada na parte inferior esquerda da tela.

Controle do PS4 em apresentação da Sony em Nova York (Crédito: Sony/Reprodução)
Controle do PS4 em apresentação da Sony em Nova York (Crédito: Sony/Reprodução)

O PS4 também deve emitir um aviso sempre que a carga do controle do PS4 estiver baixa. Dessa forma, ele vai alertar o usuário sobre a necessidade de conectar o controle ao cabo.

Ademais, o controle mostrará outro aviso quando a bateria de fato chegar ao fim. Se isso acontecer, o jogo vai ativar o recurso de pause automático, assim que o joystick for desconectado.

Para recarregar o controle, é necessário conectar o controle ao console, através do cabo USB. Assim, você pode continuar jogando com o DualShock ligado desta maneira, ou então, ativar o modo de repouso do PS4, também através do Menu rápido. Dessa forma, dá para manter o acessório com a bateria cheia durante os intervalos da jogatina.

    Como emparelhar o controle do PlayStation 4?

    Em suma, para conectar o controle, é necessário ligar os aparelhos através do cabo e pressionar o botão PlayStation, que fica no centro do DualShock 4.

    A partir disso, a luz superior começa a piscar, e logo depois de alguns segundos, os dispositivos estarão pareados. Depois disso, você já pode desconectar o joystick, se ele tiver carga, com o emparelhamento se mantendo mesmo que você desligue o videogame, ou até que o dispositivo seja ligado a um outro console.

    Sempre que ocorrer o emparelhamento de um controle em no PlayStation 4, uma notificação será exibida no canto superior esquerdo da tela. A mensagem deve indicar o usuário ao qual o acessório está conectado, bem como, o nível de bateria que o controle ainda tem.

    Entretanto, caso a carga esteja muito baixa, o controle não será capaz de se conectar ao console.

    Quanto tempo dura a bateria do controle?

    Em suma, os controles oficiais da Sony tem uma bateria que dura em torno de 6 horas. Já para recarregar totalmente o controle, são necessárias 2 horas.

    É possível colocar o controle do PS4 no carregador de celular?

    Em suma, o controle do PS4 pode ser carregado em portas USB de computadores. Por outro lado, a Sony não recomenda o uso de carregadores externos de celulares, por exemplo.