Durante esta semana, a Honor recebeu a aprovação de uma patente, com informações sobre um possível smartphone com tela flexível. Em suma, uma agência de regulamentação chinesa analisou o projeto, e várias imagens mostram como pode ser o design e algumas características do novo dispositivo.

O aparelho se parece muito ao que a Xiaomi fez com o seu conceitual Mi Mix Alpha, o que teve seu conceito lançado em 2019. Entretanto, ele nunca chegou a ser comercializado no mundo. Abaixo, confira todos os detalhes do provável lançamento da Honor.

Características do smartphone com tela flexível da Honor

Tela pode se expandir para a traseira do celular. Imagem: LetsGoDigital
Tela pode se expandir para a traseira do celular. Imagem: LetsGoDigital

O display do celular pode ser enrolado até o painel traseiro. E assim, a tela pode ser estendida até o tamanho máximo de 11 polegadas - a mesma dimensão de uma patente da Hauwei. As imagens também mostram um celular com a câmera frontal estendida, ou ausente.

Há também, quatro lentes traseiras alinhadas na vertifical, que ficam acima de um flash. E o botão de liga/desliga foi movido para a parte superior, enquanto os controles de volume funcionariam através de toques nas laterais do aparelho.

Uma das vantagens da estratégia para os aparelhos com telas flexíveis, é que ele tem uma área aumentada em até 3,5 vezes em relação às dimensões dele fechado. Além disso, todos os processos podem ser feitos sem elevar a espessura do dispositivo. Esse movimento é contrário aos aparelhos dobráveis, que existem atualmente no mercado, que podem ficar com o dobro do volume.

Entretanto, uma tela flexível, pode ficar mais exposta a riscos e quebras. Essa constatação foi apontada pela Xiaomi, na época em que lançou o projeto Mi Mix Alpha. Os displays flexíveis ficam ainda mais expostos, já que são feitos com materiais mais macios - e assim, até mesmo a unha da mão pode danificá-lo.

Smartphones com 4 ou 5 câmeras traseiras

Imagem: LetsGoDigital
Imagem: LetsGoDigital

A Honor também pode investir em smartphones com câmeras de qualidade. De acordo com os projetos divulgados nas patentes, a companhia quer criar duas opções de design para as câmeras traseiras: um aparelho com 5 lentes, e outro com 4.

Já na frente do celular, a Honor pode adotar um display plano com furo centralizado para a lente frontal. Ou ainda, usar bordas mais curvadas e uma pílula para abrigar a câmera extra, além da lente tradicional.

Outro detalhe importante, é que o novo smartphone pode ter uma entrada USB-C, uma porta de 3,5 mm, um microfone, um alto-falante, e um compartilhamento para o cartão SIM.

Por fim, atualmente a Honor não confirmou o lançamento de nenhum desses aparelhos. E as patentes não significam necessariamente que os smartphones devem chegar ao mercado. Para isso, é necessário tirar o projeto do papel, passar por avaliações de engenharia, e de viabilidade econômica, para fazer a produção em massa.

É hora de comprar dobrável?