De acordo com testes realizados com a última série lançada de celulares topo de linha da OnePlus, o sistema operacional (SO) desenvolvido pela fabricante estava limitando o trabalho da CPU. A informação veio através do site AnandTech, onde foi dito que aplicativos como o Chrome, Twitter e WhatsApp, estavam sendo limitados pelo processador. Entretanto, ao mesmo tempo foi constatado que quando são utilizados programas de benchmark, nenhuma limitação é aplicada pelo SO.

Após a publicação dos testes do AnandTech, os desenvolvedores do GeekBench, um famoso aplicativo de benchmark, fez uma investigação a parte e acabou removendo os celulares OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro de seus gráficos.

OnePlus confirma que diminui o clock do processador para economizar bateria

A GeekBench diz:

"É decepcionante ver OnePlus lidar com o desempenho com base em identificadores de aplicação, ao invés de comportamento do aplicativo. Vemos isso como uma forma de manipulação de benchmark."

Com esse caso ganhando cada vez mais os holofotes, a OnePlus respondeu a publicação do teste do AnandTech, dizendo ao site XDA Developers que ajustou o comportamento de seus celulares em resposta às reclamações dos usuários sobre a duração de bateria.

"Nossa principal prioridade é sempre oferecer uma ótima experiência do usuário com nossos produtos, com base em parte em agir rapidamente com base em comentários importantes do usuário. Após o lançamento do OnePlus 9 e 9 Pro em março, alguns usuários nos contaram sobre algumas áreas em que poderíamos melhorar a vida útil da bateria dos dispositivos e o gerenciamento de calor. Como resultado desse feedback, nossa equipe de P&D tem trabalhado nos últimos meses para otimizar o desempenho dos dispositivos ao usar muitos dos aplicativos mais populares, incluindo o Chrome, combinando os requisitos de processador do aplicativo com a potência mais adequada. Isso ajudou a fornecer uma experiência tranquila ao reduzir o consumo de energia. Embora isso possa impactar o desempenho dos dispositivos em alguns aplicativos de benchmarking, nosso foco, como sempre, é fazer o que podemos para melhorar o desempenho do dispositivo para nossos usuários."

O que a OnePlus fez?

Resumindo, a OnePlus diminuir o clock do processador no OnePlus 9 e no OnePlus 9 Pro somente em alguns aplicativos que as pessoas costumam utilizar mais com o intuito de economizar bateria do aparelho. Embora a maioria dos usuários não perceba, a empresa acabou limitando os recursos que o smartphone tinha a oferecer, causando a revolta da crítica especializada.