O mercado de smartphones vem mudando, com o auge dos jogos para celular foi necessário pensar em uma nova categoria de dispositivos, os smartphones gamers. São eles os mais potentes produtos do mercado, estão na faixa de preços mais caras, construídos de forma pensada na jogabilidade, tanto em engenharia quanto no software. Cada componente tem funções específicas para melhorar ainda mais a jogabilidade. Agora, será que um celular tradicional pode ser considerado gamer também?

O que é um Smartphone Gamer?

O termo Smartphone Gamer é genérico, ele pode ser um aparelho realmente considerado gamer como o Lenovo Legion Phone Duel, ou mesmo aparelhos potentes mais tradicionais, dentre eles os topo de linha das fabricantes, como o Motorola Edge+.

Além disso, estamos caminhando para a chegada de smartphones considerados gamers e não tão caros assim, os chamados intermediários gamers, onde encontramos modelos como o Moto G100 5G, entre outros.

Então para você entender melhor, um smartphone gamer não é apenas um aparelho criado com as melhores especificações técnicas atuais, ele é designado e pensado no jogador. Em como que o gamer que está atrás da tela vai se sentir utilizando o produto, como que será o resfriamento por longas horas de jogatina ou se a bateria vai durar.

Quais são as características de um smartphone gamer?

Por que um smartphone é considerado gamer? O que diferencia ele de outro celular convencional? Um smartphone gamer vai além de boas configurações, ele traz o que há de melhor em hardware e software disponíveis para ajudar o usuário a ter o melhor desempenho em jogos.

Taxa de atualização

A taxa de atualização de tela, superando os 60Hz, como 90Hz, 120Hz ou 144Hz é fundamental para considerarmos um smartphone gamer. São essas taxas de atualização mais altas que tornam tudo mais fluído na jogabilidade.

Hardware potente

Claro que para conseguir oferecer essa fluidez, além da tela, é necessário hardware que suporte rodar os jogos com altas taxas de FPS (frames por segundo), somente assim será possível usufruir dos benefícios de telas com alta taxa de atualização.

O hardware potente é considerado aquele com processadores de última geração, bastante memória RAM e armazenamento rápido. Atualmente os processadores da marca Qualcomm, da linha 800 ou mesmo alguns da linha 700, são ótimos em desempenho.

Em termos de memória RAM, estamos falando de 6 GB para cima. Essa quantidade de memória é suficiente para rodar o game bem e manter o sistema funcionando corretamente por um bom tempo.

Resfriamento

Os celulares Android tem por consequência de altas velocidades o aquecimento, manter o produto resfriado é fundamental para que o usuário consiga de forma confortável segurar o aparelho em mãos.

O resfriamento interno do smartphone é fundamental para oferecer sempre potência máxima, assim evita que o processador baixe a frequência para resfriar, o chamado throttling. Celular quente também danifica a bateria, calor é um dos, senão o principal, fatores de degradação das células das baterias.

Processadores voltados para o mundo dos games?

Agora que já passamos pelos smartphones, vamos entrar um pouco no mundo dos processadores. Entrevistamos a Qualcomm e a primeira pergunta foi: Como que a Qualcomm está preparando seus processadores para suportar os jogos cada vez mais pesados?

A Qualcomm tem focado esforços para habilitar os principais e mais populares jogos para rodarem de forma otimizada nas plataformas móveis Snapdragon. Através da GPU Adreno com suporte ao Vulkan 1.1, que segundo a Qualcomm é 20% mais eficiente que o OpenGL. (A Vulkan é uma api gráfica criada pela empresa Khronos Group, ela funciona em diversas plataformas, como Linux, Tizen, Windows e no Android através da GPU Adreno da Qualcomm). Além de ações em áudio para tornar o som mais real, carregamento mais rápido com o Quick Charge para por energia de volta no celular após a jogatina, se você não usar o carregador (e aqui vai um alerta), para jogadores ditos normais como eu, use o celular para jogar sem carregador, a menos que você tenha um desses smartphones antes citados.

Além disso, a Qualcomm tem criado parcerias com desenvolvedoras, como a Tecent, criadora do PUBG Mobile entre outros jogos, com o programa Elite Gaming.

Quais são os smartphones Gamers?

Vou listar alguns dos smartphones que eu considero enquadrar na lista de gamers, são entre eles os chamados gamers, alguns topo de linha e alguns intermediários bons para jogar.

Lenovo Legion Phone Duel

Dica: Veja o review completo do Legion Phone Duel

Lenovo Legion Phone Duel
Lenovo Legion Phone Duel

O Lenovo Legion Phone Duel oferece desempenho de sobra e recursos que somados o tornam um dos melhores smartphones gamers da atualidade. E mesmo com a proposta de atender a um público que curte jogar e até fazer streaming jogando, o aparelho é também uma potência de trabalho. Ele oferece carregamento duplo, pois conta com duas portas USB e bateria dividida em duas, para melhorar o resfriamento e oferecer carregamento mais rápido.

O Lenovo Legion Phone Duel possui gatilhos na parte de cima do produto, auxiliando o jogador com dois botões extras a ganhar agilidade na hora da gameplay. Conta com taxa de atualização de tela de 144Hz. O processador é o Qualcomm Snapdragon 865+ Octa-core, 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento UFS 3.1.

Motorola Edge+

Dica: Veja a análise do Motorola Edge Plus aqui;

Motorola Edge+
Motorola Edge+

Motorola Edge+ tem processador Snapdragon 865, com 12 GB de memória RAM, tela AMOLED com taxa de atualização de 90Hz e bordas arredondadas que nomeiam o produto. Em nosso teste de jogos ele foi bem em tudo.

Moto g100 5G

Dica: Assista a análise do Moto G100;

Moto g100 5G
Moto g100 5G

Ao ler a configuração do moto g100 5G, facilmente podemos ver que é o topo de linha entre a família Moto G. São muitos destaques, entre os quais ressaltam-se o processador Snapdragon 870, um dos melhores da Qualcomm atualmente, além de espaçosos 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. A tela IPS de 6.7 polegadas e taxa de atualização de 90Hz. Ele foi tão bem em nossos testes de jogos, o melhor Moto G até hoje testado.

Existem outros modelos, como já mencionado acima, se você procurar por smartphones com processadores das linhas 730 para cima ou 800 da Qualcomm, terá boa performance nos jogos. Lembrando que existem diferenças entre um celular realmente gamer e outro tradicional que roda bem os jogos, portanto, a decisão vai de encontro ao que você busca e a capacidade que tem em desembolsar mais dinheiro para comprar.