Talvez você ache que o ápice das redes sociais baseadas em áudio seja o Clubhouse, porém uma startup norte-americana chamada Swell está lançando um novo aplicativo para ir além. A maior diferença entre ambas é que enquanto no Clubhouse as conversas são em tempo real, o Swell foca em interações assíncronas. Basicamente, no Swell é possível enviar um clipe de áudio (de até 5 minutos) onde outros usuários poderão interagir enviando áudios para interagir.

Como funciona

O aplicativo de rede social baseada em áudio Swell suporta conversas em grupo somente com áudio e conversas privadas, além dos "Swellcasts" públicos (algo como um micro podcast). É possível promover suas postagens públicas através de páginas no site Swellcast.

O CEO da startup, Sudha Varadarajan, diz que o aplicativo é uma tentativa de "democratizar" a criação de conteúdo de áudio, sem a necessidade de equipamento especial ou "produção séria" necessária. Com isso, os usuários poderão falar sobre qualquer coisa.

O objetivo

Segundo o CEO da Swell, o aplicativo foi criado com o intuito de ser um antídoto geral para a mídia social, onde cada vez há menos conversas genuínas.

Como através do áudio é difícil esconder ódio, tristeza, felicidade, as postagens assíncronas podem se tornar uma forma de melhorar a qualidade das conversas. Além disso, a troca de conteúdo potencialmente pode ficar mais rica, pois "as pessoas realmente irão pensar sobre o que vão falar."

Anúncios

De acordo com os criadores da empresa, o intuito é evitar qualquer tipo de modelo de negócios baseado em anúncios. Ao invés de lidar com anúncios, a companhia diz que prefere ganhar cobrando dinheiro por ferramentas premium e Swellcasts.

Lançamento e disponibilidade

Até o momento, o Swell vinha sendo disponibilizado somente para um pequeno grupo de usuários. Porém, agora a empresa está disponibilizando o aplicativo de forma mais ampla.