A Samsung está empenhada em manter o pódio quando o assunto é mercado de smartphones, em 2019, a Samsung e a AMD anunciaram uma parceria para trazer a tecnologia Radeon para smartphones.

Agora parece que os frutos dessa parceria estão quase ao nosso alcance, como sugerido hoje durante o evento Exynos 2100. No final do evento Exynos, a Samsung apresentou seus planos de apresentar uma GPU AMD em seu "próximo carro-chefe".

Como o Galaxy S21 já foi lançado e não tivemos nenhuma menção às GPUs da AMD, parece que a chegada da nova GPU ficou para o próximo smartphone da empresa. Nos resta saber se a Samsung finalmente entrará no segmento de smartphones para jogos, ao invés de trazer a nova GPU em dispositivo como o Galaxy Note 21.

Exynos 2100 com Radeon ou um processador novo?

De acordo com o leaker Ice Universe, o Exynos 2100 anunciado praticamente junto a nova linha Galaxy S21 que trouxe os modelos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra é apenas o começo, e um futuro chipset já com uma GPU da AMD, será lançado este ano e poderá chegar entregando altíssima performance em processadomento e gráficos ao Galaxy Z Fold3.

Então, até o momento, ninguém sabe ao certo se teremos o uso do recém lançado Exynos 2100 com nova GPU, ou se a Samsung trará um novo processador com uma integração diferente do que ocorre hoje com a MALI. Sabemos que grande parte da vantagem da Qualcomm e o Snapdragon é a GPU Adreno integrada no chipset, portanto podemos estar prestes a ver um novo processador da Samsung nesses moldes.

Há quem se empongue com um dobrável destinado para jogos, mas provavelmente a tecnologia de tela dobrável também deverá melhorar para entregar a melhor experiência para o usuário gamer. Afinal além de processamento de alta perfornace, devemos ter resposta tátil de ponta para o resultado ser a vitória nos jogos.

Sigo apostando que a Samsung trará finalmente uma linha destinada para jogos e se o marketing da empresa manter seu planejamento de se manter sob os holofotes, provavelmente em breve tenhamos "vazamentos" apontando todos nós para a direção certa.