O mais recente processador da Samsung foi construído com base no processo de fabricação EUV de 5nm, com notável desempenho e ganhos de eficiência de energia em relação ao seu antecessor, o Exynos 990.

O Exynos 2100 é o primeiro chip da Samsung a trazer modem 5G integrado e também o primeiro a adotar o novo ARM Núcleo Cortex-X1 com clock de até 2,9 GHz, três núcleos Cortex-A78 de alto desempenho e quatro núcleos Cortex-A55 de baixo consumo de energia, proporcionando mais de 30% de melhoria no desempenho multi-core do que o antecessor.

Exynos 2100

O modem 5G integrado do Exynos 2100 suporta espectros 5G sub-6GHz e mmWave de 2G GSM / CDMA, 3G WCDMA e 4G LTE, para ampla cobertura de rede e confiabilidade. O modem oferece velocidade máxima de downlink de até 5,1 gigabits por segundo (Gbps) em sub-6 gigahertz (GHz) e 7,35 Gbps em mmWave, ou até 3,0 Gbps em redes 4G com suporte para modulação de amplitude de quadratura (QAM) 1024 .

Detalhes técnicos do Samsung Exynos 2100
Detalhes técnicos do Samsung Exynos 2100

O consumo de energia é considerado até 20% menor do que o Exynos 990, enquanto o desempenho obtém um aumento relativamente modesto, 10% a mais que o Exynos 990. A Samsung afirma que isso é possível devido ao processo EUV de 5 nm usado no octa-core Exynos 2100. O desempenho gráfico foi otimizado em quase 40% usando uma combinação da GPU Mali-G78 e as APIs Vulkan e OpenCL mais recentes.

Não há dúvida de que este é o chipset que será disponibilizado globalmente. Mas, ao contrário dos anos anteriores, vimos uma paridade maior de desempenho com dispositivos que trazem processadores Qualcomm graças às melhorias que a Samsung fez no Exynos 2100.

O Exynos 2100 pode suportar sensores de câmera de até 200 megapixels ou seis sensores individuais com processamento simultâneo de quatro, o que significa que a experiência com várias câmeras é possível com este chip verdadeiramente emblemático. O vídeo 4K pode ser codificado em até 120fps, o que significa câmera super lenta em resoluções ainda mais altas, enquanto o vídeo 8K 60fps pode ser decodificado.

O chipset Exynos 2100 já está em produção em massa e estamos ansiosos para ver se a Samsung finalmente eliminou a grande lacuna de desempenho entre seus chips próprios e os da Qualcomm. Teremos apenas que esperar e ver como todos esses fatos e números se traduzem em desempenho no mundo real quando a série Galaxy S21 for lançada na quinta-feira.