O Google Home e Google Assistente aprimoraram consideravelmente desde o lançamento em 2018. Inicialmente havia 6 rotinas predefinidas e em seguida houve a adição da possibilidade de personalização e agendamento das atividades, para que o usuário organizasse o seu dia a dia de trabalho. Agora, no início desta semana foi relatado pelo androidpolice as rotinas de nascer do sol e pôr do sol. Esta alteração faz parte de uma grande revisão das rotinas, onde há uma otimização da aparência para ficar com uma linguagem de design mais recente com a que o Google emprega em outros aplicativos.

Nova interface do aplicativo Google Home. Fonte: androidpolice
Nova interface do aplicativo Google Home. Fonte: androidpolice

Com a nova aparência, a lista de rotinas do app Google Home está com uma visualização melhor, onde as opções de casa/fora de casa estão na parte de cima, seguidas por todas as rotinas e atalhos abaixo. É possível selecionar qualquer uma delas simplesmente selecionando o botão de reprodução do lado direito. A real diferença desta interface está nos detalhes da rotina ou no processo de edição ou criação de uma nova.

Criação de uma nova rotina na nova interface do aplicativo Google Home. Fonte: androidpolice
Criação de uma nova rotina na nova interface do aplicativo Google Home. Fonte: androidpolice

O aplicativo vou inteiramente remodelado com a fonte Google Sans, cards para todas as ações, ícones azuis e texto destacado. Agora está muito mais limpo e fácil de localizar as opções. Ao utilizar o Google Home, você perceberá uma melhoria na usabilidade ao criar uma rotina. Ao invés de realizar todas as alterações em uma única tela, agora haverá uma tela para cada passo, ativando uma ou mais opções para escolher todas as ações que o card de rotina deverá utilizar. As informações agora são agrupadas em: informações e lembretes, comunicação, volume do Assistente, dispositivos de casa inteligente, controles de telefone, mídia e suas próprias ações personalizadas.

Disponibilidade e lançamento

A nova está sendo implementada aos poucos via servidor e não através de atualizações no aplicativo via Play Store.

O que achou da novidade? Já recebeu a atualização em seu smartphone? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!