Quando iFixit confirmou que vários modelos estão usando grafeno em vez da muito elogiada câmara de resfriamento de vapor de cobre, as pessoas imediatamente se preocuparam com problemas de superaquecimento e discrepâncias no carro-chefe mais recente da Samsung.

iFixit agora está definindo o registro diretamente para acalmar a todos, explicando que não deve haver nenhuma necessidade de se preocupar, pelo menos sem mais evidências científicas.

O iFixit deixa claro que não há qualquer correlação entre o sistema de refrigeração usado e o processador interno. Dado o drama do Galaxy S20 sobre os processadores, alguns presumiram que aqueles com chips Exynos estão mais uma vez pegando a ponta curta do stick, seja ele qual for. Conforme comprovado por Zack Nelson do iFixit e JerryRigEverything, as variantes do Snapdragon e do Exynos usam cobre ou grafeno.

Os especialistas em desmontagem também apontam que ainda não há evidências de que as unidades que usam grafeno estejam fazendo o telefone esquentar mais do que o normal. Isso porque não há como saber qual solução de resfriamento um telefone está usando do lado de fora ou da embalagem, então esses problemas relatados podem não ter nada a ver com o grafeno.

Na verdade, se o telefone estiver quente durante o uso intenso e pesado, isso significa que os sistemas de resfriamento, grafeno ou outro, estão na verdade fazendo seu trabalho de afastar o calor dos componentes sensíveis, do telefone e colocá-lo em sua mão.

iFixit pede a ajuda do engenheiro térmico Greg Kramer para dar sentido a este "escândalo" e ele explica que realmente não há muita diferença na eficiência entre soluções de resfriamento à base de grafeno e câmaras de vapor de cobre. Este último pode ter vencido simplesmente por seu potencial de marketing, mesmo que fosse inicialmente mais caro e mais difícil de instalar em telefones.

Dito isso, ainda é inesperado que a Samsung faça tal mudança, embora tenha o hábito de dupla fonte de componentes de qualquer maneira. Então, novamente, dado o que aconteceu no início deste ano, também é compreensível que alguns usuários possam ter tirado conclusões precipitadas. Esperançosamente, as palavras do iFixit trarão alguma paz de espírito para os consumidores e para o pessoal de relações públicas da Samsung.