Os diferentes sistemas de resfriamento do Galaxy Note 20 não são um problema, diz iFixit

Fãs da Samsung ainda estão se recuperando das diferenças entre as variantes Snapdragon e Exynos do Galaxy S20, Então não é surpresa pra ninguém ver as pessoas imediatamente se interessarem pelas notícias sobre os sistemas de resfriamento do Note 20.

Diferentes sistemas de resfriamento nos Galaxy Note 20 (imagem: iFixit)
Diferentes sistemas de resfriamento nos Galaxy Note 20 (imagem: iFixit)

Quando iFixit confirmou que vários modelos estão usando grafeno em vez da muito elogiada câmara de resfriamento de vapor de cobre, as pessoas imediatamente se preocuparam com problemas de superaquecimento e discrepâncias no carro-chefe mais recente da Samsung.

iFixit agora está definindo o registro diretamente para acalmar a todos, explicando que não deve haver nenhuma necessidade de se preocupar, pelo menos sem mais evidências científicas.

O iFixit deixa claro que não há qualquer correlação entre o sistema de refrigeração usado e o processador interno. Dado o drama do Galaxy S20 sobre os processadores, alguns presumiram que aqueles com chips Exynos estão mais uma vez pegando a ponta curta do stick, seja ele qual for. Conforme comprovado por Zack Nelson do iFixit e JerryRigEverything, as variantes do Snapdragon e do Exynos usam cobre ou grafeno.

Os especialistas em desmontagem também apontam que ainda não há evidências de que as unidades que usam grafeno estejam fazendo o telefone esquentar mais do que o normal. Isso porque não há como saber qual solução de resfriamento um telefone está usando do lado de fora ou da embalagem, então esses problemas relatados podem não ter nada a ver com o grafeno.

Na verdade, se o telefone estiver quente durante o uso intenso e pesado, isso significa que os sistemas de resfriamento, grafeno ou outro, estão na verdade fazendo seu trabalho de afastar o calor dos componentes sensíveis, do telefone e colocá-lo em sua mão.

iFixit pede a ajuda do engenheiro térmico Greg Kramer para dar sentido a este "escândalo" e ele explica que realmente não há muita diferença na eficiência entre soluções de resfriamento à base de grafeno e câmaras de vapor de cobre. Este último pode ter vencido simplesmente por seu potencial de marketing, mesmo que fosse inicialmente mais caro e mais difícil de instalar em telefones.

Dito isso, ainda é inesperado que a Samsung faça tal mudança, embora tenha o hábito de dupla fonte de componentes de qualquer maneira. Então, novamente, dado o que aconteceu no início deste ano, também é compreensível que alguns usuários possam ter tirado conclusões precipitadas. Esperançosamente, as palavras do iFixit trarão alguma paz de espírito para os consumidores e para o pessoal de relações públicas da Samsung.

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Procon-SP notifica Apple e Samsung por causa de celulares sem carregador
Celulares

Procon-SP notifica Apple e Samsung por causa de celulares sem carregador

Anunciados recentemente no Brasil, os dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 da Samsung e a linha iPhone 13 da Apple chamaram a atenção do Procon-SP por estarem sendo vendidos sem carregador na caixa.

Samsung começa a liberar One UI 4.0 Beta para Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3
Celulares

Samsung começa a liberar One UI 4.0 Beta para Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3

Os mais recentes smartphones dobráveis da Samsung começaram a receber a versão beta da interface proprietária da marca baseada no Android 12. Confira!