A Samsung iniciou a distribuição de uma atualização de software para dois intermediários importantes: Galaxy A51 e A71. Desta vez, ambos estão recebendo novos recursos de privacidade e segurança. A principal novidade é o "Troca Rápida", que consegue ocultar fotos, vídeos e outros conteúdos do smartphone rapidamente apenas com dois cliques no botão de energia.

Graças a essa nova funcionalidade, que traz suporte para aplicativos como Câmera, Galeria e até mesmo WhatsApp, outras pessoas não terão acesso a todas as informações presentes no aparelho ao desbloqueá-lo, afinal, vídeos, fotos e apps previamente selecionados serão ocultados do sistema operacional até que o recurso seja desativado.

O update mais recente também disponibiliza o "Sugestões de Conteúdo", que usa algoritmos de inteligência artificial para reconhecer e sugerir que determinadas imagens entrem na Pasta Segura. Por fim, a Samsung também inseriu o "Zoom Aprimorado" no app de galeria e cartões no app de Mensagens, que tem como intuito exibir transações financeiras agrupadas por banco, cartões de crédito ou débito e contas.

No momento, essa atualização, que entrega as versões de firmware A515FXXU3BTGF (Galaxy A51) e A715FXXU2ATGK (Galaxy A71), está disponível via OTA apenas na Índia. No entanto, se nenhum problema for detectado pela Samsung, outros mercados devem receber os novos recursos de privacidade nos próximos dias ou semanas. É possível verificar a chegada do update manualmente indo em "Configurações > Atualizações de Software".

Vale lembrar que o Galaxy A51 e A71 são vendidos oficialmente no Brasil, sendo dois dos intermediários mais procurados da Samsung. Isso porque ambos oferecem características interessantes, como câmeras traseiras triplas, tela Super AMOLED e bateria de alta capacidade.