O A14 Bionic, próximo chipset de alto desempenho da Apple que será embarcado na linha iPhone 12, já está sendo produzido em massa pela TSMC no processo de 5nm que, teoricamente, garante um desempenho maior em relação ao A13 Bionic, além de reduzir o consumo de energia.

No momento, ainda não sabemos o quanto essa melhoria vai refletir na prática, mas através de uma postagem no Twitter, um desenvolvedor e leaker da Apple revelou que o A14 Bionic será 40% mais rápido em GPU e 50% em GPU quando comparado ao modelo atual que equipa a linha iPhone 11.

Vale lembrar que o A13 Bionic ainda continua sendo um dos melhores processadores do mercado. Durante o lançamento da família iPhone 11 em setembro do ano passado, a Apple revelou que este chipset era 20% mais rápido e até 40% mais econômico que o A12. Portanto, se a informação compartilhada pelo leaker for autêntica, teremos melhorias ainda maiores nos modelos de 2020, tanto em desempenho quanto em consumo de energia.

Recentemente, surgiram alguns testes de desempenho do A14 Bionic no Geekbench. Graças aos resultados mostrados pela plataforma de benchmark, sabemos que grande parte das melhorias se deve ao fato do processador entregar uma frequência máxima de 3,0 GHz. Apesar desse aumento, espera-se que a Apple mantenha "apenas" seis núcleos, sendo dois para tarefas pesadas e quatro para economia de energia.

A14 Bionic no Geekbench

Ainda não há informações oficiais sobre a data de lançamento da linha iPhone 12, mas existe uma grande possibilidade da Apple anunciar seus novos smartphones em setembro durante uma transmissão ao vivo no campus da empresa, assim como fez na WWDC 2020.