Recentemente, a Samsung anunciou um novo sensor de câmera para smartphones de 50 megapixels. Chamado de ISOCELL GN1, trata-se do primeiro sensor da sul coreana a suportar dual-pixel autofocus e Tetracell pixel-binning. De acordo com a empresa, estas novas capacidades proporcionarão um desempenho rápido e boa qualidade em fotos com pouca luminosidade.

De acordo com as informações disponibilizadas, o tamanho do pixel é de 1,2 μm, mais próximo do que você costuma encontrar em sensores de câmera de smartphones convencionais. O concorrente direto do novo sensor é o IMX689, desenvolvido pela Sony e presente em celulares como o Oppo Find X2 Pro, que conta com uma câmera de 48 megapixels a 1,22μm. O ISOCELL GN1 é capaz de proporcionar fotos de 12,5 megapixels com quatro pixels agrupados em um.

A adição do foco automático com detecção de fase com dois pixels é um bom avanço, pois a Samsung recentemente falhou em seu projeto de câmera. O smartphone Galaxy S20 Ultra utilizava um sensor de 108 megapixels sem esta nova tecnologia citada, e com isso sofria com um desempenho abaixo do esperado em sua capacidade de autofoco.

Enfim, a combinação de alta resolução com alta velocidade de foco de maneira automática é claramente o objetivo do lançamento do sensor ISOCELL GN1 da Samsung. De acordo com a empresa, o hardware deve entrar em fase de produção em massa ainda este mês, ou seja, não irá demorar muito para que ele esteja presente nos próximos lançamentos de smartphones.

Samsung Galaxy S20 Ultra no DxOMark

Atualmente, o site DxOMark, famoso por analisar a performance de câmeras de smartphones, informa que o Samsung Galaxy S20 Ultra está em sétimo lugar em seu ranking de qualidade de câmeras. O flagship da Samsung está atrás de celulares da Huawei (estão no topo), da Oppo, da Xiaomi e da Honor. Muitos esperavam no lançamento do telefone da sul coreana, ele reinaria em termos de qualidade de imagem produzida por seu sistema de lentes e sensores, porém não foi isso que aconteceu e provavelmente a empresa está neste momento procurando maneiras de recuperar-se em frente a concorrência.

O que achou da novidade apresentada pela Samsung? Você gosta das câmeras desenvolvidas pela sul coreana? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!