A briga no segmento de smartphones gamer não é tão acirrada quanto nos demais segmentos. A explicação é simples, não temos tantos dispositivos no mercado. A Razer que começou com a ideia, não fez o sucesso esperado.

Contudo serviu para que outras empresas olhassem atentamente para o segmento e lançassem modelos voltados para um público que quer performance bruta e muita bateria.

Hoje no mercado temos alguns dispositivos voltados para esse público. O Xiaomi Black Shark, o Nubia Red Magic, o ROGPhone, o não tão conhecido pelos brasileiros, o VIVO IQ00, são alguns deles e, vários já na segunda e terceira gerações.

E, apesar de não serem tratados como smartphones gamer, a Samsung diz que seus topos de linha das séries Galaxy S e Note, desde o S10 e Note 10, também entregam a mesma experiência para o usuário que busca um smartphone gamer.

Para um smartphone gamer uma câmera pop-up na lateral do smartphone faz muito sentido, visto que atualmente quem joga também transmite a jogatina nas redes sociais e sites de streaming.

Agora parece que a Lenovo está finalmente entrando de cabeça neste segmento. Já falamos anteriormente sobre a iniciativa da empresa, mas até então tudo era rumor, aliás, ainda é.

Entretanto, novas informações vem surgindo, e temos hoje alguns novos detalhes sobre o Lenovo Legion, o smartphone gamer da empresa.

Levando em consideração que um smartphone gamer tem que ter o mais potente processador, muita memória RAM e armazenamento interno com tecnologia que entregue muita velocidade de transferência de dados.

Podemos esperar, caso realmente esse smartphone chegue em 2020, um conjunto com Snapdragon 865 ou 865+ (caso a Qualcomm resolva lançar), pelo menos 8GB de RAM LPDDR5 e versões que partem de 128GB de armazenamento interno UFS3.0.

Mas isso é o que esperamos que todo smartphone topo de linha traga como configuração base. Mas parece que a Lenovo vem agora trazendo uma tela OLED ou AMOLED com uma taxa de atualização máxima de 144Hz, trazendo ainda mais fluidez durante o uso e principalmente durante a jogatina.

Além disso, parece que a Lenovo trará uma câmera frontal montada internamente na lateral do smartphone, a explicação para isso é simples, principalmente quando observamos o mercado gamer.

Atualmente quem joga, também faz a transmissão de suas partidas, com a câmera frontal em um dos lados do smartphone, fatalmente em algum momento terá a imagem obstruída pelo movimento das mãos do usuário.

Os outros fabricantes podem agora estar pensando, "Como não pensei nisso antes?!", mas parece que agora é tarde. A Lenovo pode ser a primeira a trazer essa câmera, exatamente no meio da lateral do smartphone. Não existem detalhes adicionais para essa câmera. Mas imagens mostram uma estrutura até que grande para abrigar uma câmera apenas.

Além disso a posição das câmeras traseiras também são diferentes, o conjunto duplo de câmeras parece estar quase no centro da parte de trás do smartphone. Essa posição também impede que as mãos obstruam as mesmas.

E pra finalizar parece que a empresa prepara uma bateria compatível com carregamento rápido de nada mais nada menos que 90W.

A imagem de capa já denuncia, mas é na imagem acima que vemos que a Lenovo pode trazer o mesmo recurso presente no já lançado Asus ROGPhone II que possui conector lateral secundário para acoplar acessórios gamer.

Falar sobre outras especificações agora é precipitado, bem, já falamos acima. Mas vale observar nas imagens postadas no Weibo, que parece que a Lenovo está seguindo os passos da Asus e seu ROGPhone II, visto que as imagens mostram entrada para acessórios na lateral oposta a câmera pop-up e também um conjunto de acessórios voltados para os gamers.

Agora é esperar pra ver, mesmo que de longe, esse monstro!