O primeiro smartphone que marca o retorno da Nokia ao Brasil já está disponível no mercado: trata-se do Nokia 2.3. Este aparelho entrega especificações básicas, mas pode ser uma opção interessante para quem procura um dispositivo com bateria de longa duração e câmeras traseiras duplas.

O Nokia 2.3 possui uma tela IPS LCD de 6,2" com resolução de 1520 x 720 pixels, aspecto 19:9, 271 ppi de densidade e vidro 2.5D. Por dentro, temos o processador Mediatek Helio A22 quad-core, que oferece núcleos Cortex-A53 de 2,0 GHz e GPU PowerVR GE8320. Existe apenas uma versão com 2GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, que felizmente é expansível via microSD de até 512GB.

No departamento de câmeras, há dois sensores na traseira alinhados verticalmente no centro, sendo o principal de 13MP com abertura f/2.2 e o secundário de profundidade de 2MP. Além do modo retrato, o Nokia 2.3 entrega alguns recursos interessantes, como o "Foto Recomendada", que captura automaticamente imagens antes e depois de pressionar o botão do obturador, ajudando a escolher a melhor foto. O pequeno entalhe em forma de gota abriga uma câmera dedicada à selfies de 5MP com abertura f/2.4.

Para manter o Nokia 2.3 ligado, a HMD Global inseriu uma bateria de 4.000 mAh. De acordo com a empresa, uma única carga pode oferecer até dois dias de uso. Em software, este aparelho chega ao mercado com Android Pie, mas felizmente deve ser atualizado para o Android 10 nas próximas semanas, com update garantido para o Android 11 ainda neste ano ou início de 2021, bem como pacotes de segurança mensais por até três anos.

Junior Favaro, Diretor de Vendas e Marketing da HMD Global para o Brasil, disse em um comunicado:

Os consumidores brasileiros têm uma relação muito boa com os celulares Nokia, e eles aguardavam ansiosamente que a nova geração dos smartphones Nokia com Android chegasse no país. O Nokia 2.3 é o nosso primeiro modelo a ser lançado no Brasil e representa a nossa promessa aos consumidores: o foco é democratizar a tecnologia com celulares seguros, duráveis, com recursos premium e com as últimas inovações do Google - que é uma entrega única no segmento do Nokia 2.3

Especificações:

Nokia 2.3 - Veja aqui a ficha técnica completa

Preço e disponibilidade

O Nokia 2.3 já pode ser encontrado nos canais oficiais da Nokia Brasil e nos varejistas parceiros da marca, como Americanas, Shoptime, Submarino e Pernambucanas. O preço sugerido é de R$ 899, estando disponível nas cores cinza, dourado e verde ciano.