Parece que mesmo com dois smartphones dobráveis no mercado a Huawei segue tentando nos surpreender. De fato a surpresa não é tão grande em relação ao design exibido nas imagens da patente registrada pela empresa.

A surpresa real, vem do fato de seguir firme no segmento de dobráveis mesmo não sendo tão rentável assim. Principalmente sem a parceria da Google e seus serviços devido ao embargo comercial imposto pelos EUA, que segue a mais de 1 ano.

As imagens de esquemas do smartphone dobrável da Huawei mostra uma tela semelhante a presente em renderizações não oficiais do próximo Galaxy Fold da Samsung, mas parece que a Huawei trará um dispositivo praticamente livre de bordas, seja na parte externa quanto interna do dispositivo.

A Huawei lançou ano passado o Mate X e o Mate Xs no início deste ano e, agora, a empresa aparentemente está trabalhando neste novo dobrável. A patente de design concedida à Huawei na China, mostra detalhes inclusive de seu conjunto de câmeras, mostrando conjunto com sensor para capturas com zoom.

Huawei dobrável - Patente, imagem mostra smartphone dobrável aberto, parte de dentro.
Huawei dobrável - Patente, imagem mostra smartphone dobrável aberto, parte de dentro.

Observando de perto as imagens, como citado acima, percebemos praticamente a ausência de bordas em volta da tela, conjunto quádruplo de câmeras que ocupará a parte frontal do dobrável, a esquerda da enorme tela externa.

A semelhança ao design do Galaxy Fold se dá por conta do formato onde a tela maior é revelada ao se abrir o dispositivo como um livro, diferente do Huawei Mate X e Mate Xs.

Huawei dobrável - Patente, imagem mostra smartphone dobrável fechado, frente.
Huawei dobrável - Patente, imagem mostra smartphone dobrável fechado, frente.

Mas a Huawei vai além e muda o design das câmeras que estão posicionadas na parte frontal do dispositivo quando fechado e, quando aberto ficam voltadas para trás. Além disso, não é exibido nenhuma câmera na parte interna do dispositivo, ou seja, vai tirar uma selfie, smartphone dobrável fechado!

Ou, podemos simplesmente estar diante de uma patente inicial que pode sofrer variações e uma câmera interna venha a aparecer na construção do dispositivo dobrável da Huawei.

Mas uma coisa é certa, teremos um dispositivo muito bem construído e com um conjunto de câmera digna de ocupar mais uma vez o topo da lista do DXOmark.

Huawei dobrável - Patente, imagem mostra smartphone dobrável aberto, traseira.
Huawei dobrável - Patente, imagem mostra smartphone dobrável aberto, traseira.

Uma outra coisa que chama atenção é que a tela externa, parece se dobrar para a parte interna do dispositivo, pois as imagens da patente mostram bordas internas apenas em três dos quatro lados do dispositivo. Lembrando o que a Xiaomi faz o Mi Alpha.